Concursos PC RO, PM e CBM: crédito orçamentário é liberado

Governo de Rondônia libera crédito adicional para a realização de concursos na área da Segurança, ou seja, PM RO, PC RO e Bombeiros RO.

Autor:
Publicado em:24/06/2021 às 08:58
Atualizado em:24/06/2021 às 08:58

O Governo de Rondônia liberou crédito adicional para a realização de novos concursos na área da Segurança. Desta forma, os três editais previstos no estado ganham força. São eles:

Conforme lei publicada na última quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Estado, Fica criada no Orçamento Anual deste ano 2021, assim como no Plano Plurianual do Estado (2020-2023), o Programa 0008, que prevê:

"Realização de concursos públicos e processos seletivos, na unidade orçamentária do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp)".

Com o crédito liberado, fica reservado o orçamento para a abertura das seleções. Desde maio, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia conta com uma comissão organizadora para os concursos da Segurança.

Ao que tudo indica, será escolhida uma banca organizadora para as três seleções. No entanto, o Governo do Estado ainda não deu mais detalhes sobre o processo.

Dos concursos acima, apenas o da Polícia Civil RO tinha uma comissão formada desde fevereiro deste ano.

Folha Cursos

Saiba como serão os concursos PC, PM e Bombeiros RO

Concurso Polícia Civil RO

Ao todo, o concurso da Polícia Civil de Rondônia contará com 379 vagas mais cadastro de reserva, que serão distribuídas pelas seguintes carreiras:

  • delegado (dez vagas);
  • médico legista (dez);
  • agente de polícia (175);
  • escrivão de polícia (120);
  • papiloscopista (50); e
  • técnico em necropsia (14).

Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo. Segundo a corporação, todos os cargos possuem jornada de 40 horas, com dedicação exclusiva.

De acordo com a PC RO, o edital está previsto para o segundo semestre deste ano, sendo assim, a partir de julho.

Conforme os dois últimos concursos realizados pela instituição, em 2009 e em 2014, os candidatos devem ser avaliados por meio de provas, exame de títulos e frequência e aprovação no curso de formação da Academia de Polícia, além de outras etapas mediante resolução.

"Como é o caso do Teste de Aptidão Física (TAF). Para os cargos de delegado de polícia e médico legista, sucederam-se ainda prova oral", disse a PC RO.

Ainda conforme a instituição, as promoções da atividade da PC ocorrem de quatro em quatro anos de efetivo exercício pelos critérios de antiguidade (maior tempo de efetivo exercício na classe) e merecimento (demonstração positiva durante a sua permanência na classe).

Concursos PM, PC e Bombeiros RO têm comissão formada (Foto: Governo de Rondônia)
Concursos PM, PC e Bombeiros RO estão previstos
(Foto: Governo de Rondônia)

Concursos PM e Bombeiros RO

Em dezembro de 2020, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, anunciou a autorização para a realização dos concursos PM RO e Bombeiros RO. Juntas, as seleções oferecerão 28 vagas.

Para o concurso do Corpo de Bombeiros de Rondônia serão abertas oito vagas, sendo cinco para oficiais combatentes, de nível médio, e três para o quadro complementar, com exigência de curso superior nas áreas de Engenharia ou Arquitetura.

Já para a Polícia Militar de Rondônia serão abertas 20 vagas para oficiais combatentes, cargo que tem o nível superior em Direito como requisito.

Além da escolaridade, com base nos últimos concursos das corporações, devem ser exigidas:

  • idade entre 18 e 30 anos (civis) ou até 35 anos (militares); e
  • altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

"Nós teremos, para o Corpo de Bombeiros, cinco oficiais combatentes e três para o quadro complementar [...] para as áreas de Engenharia ou Arquitetura. Para a Polícia Militar (serão) 20 vagas para oficiais combatentes, que farão o curso em Goiás e não Roraima", disse o governador sobre o concurso Bombeiros RO.

Os últimos concursos PM RO e Bombeiros RO foram realizados em 2014. Na ocasião, foram oferecidas vagas para soldados e oficiais da Saúde, em ambos os sexos e diversas especialidades.

Com a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), o concurso teve duas etapas de avaliação

A primeira fase foi composta por prova objetiva, redação, análise de títulos (oficiais), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e exames médicos. Já a segunda foi realizada por meio de um curso de formação.

Para os bombeiros do quadro complementar, os ganhos eram de R$5.480,72, enquanto os vencimentos dos oficiais da PM chegavam a R$7.257,28.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis:

Por cargo

Por carreira