Concursos PM e Bombeiros AP: contratação da banca é anunciada

Governador Waldez Góes anuncia contratação da banca organizadora dos concursos PM e Bombeiros AP com 825 vagas. Veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:07/04/2022 às 08:50
Atualizado em:07/04/2022 às 08:50

O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou na quarta-feira, 6, que a contratação da banca organizadora dos concursos para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros está prevista para a próxima semana.

Na segunda-feira, 11 de abril, deve ocorrer a contratação para o concurso do Corpo de Bombeiros. Já na terça-feira, 12, será a vez da seleção para PM.

“Temos uma polícia cada vez mais preparada e mais presente na comunidade. Estamos mantendo os investimentos permanentes em infraestrutura, tecnologia, pessoal e valorização, e na próxima terça-feira, 12, faremos a contração da banca para a realização de um novo concurso da PM”, disse Góes.

O nome da banca organizadora escolhida ainda não foi revelado. A instituição ficará responsável por receber as inscrições dos concursos PM e Bombeiros AP, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas.

A contratação da organizadora é uma das últimas etapas antes da abertura dos concursos. Dessa forma, a publicação dos editais pode estar mais próxima de ocorrer.  

Governador do Amapá dá posse a novos policiais militares aprovados no concurso PM AP
Governador Waldez Góes anuncia a data de contratação da
banca organizadora de novos concursos (Foto: Governo AP)

O anúncio sobre a contratação da banca foi feito durante a formatura de 261 soldados que serão distribuídos pelos batalhões da PM. Os novos policiais formaram-se no Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2021, que iniciou em agosto de e teve oito meses de duração. 

A turma recebeu o nome de "Soldado Ranolfo Silva Alcântara", em homenagem e preservação da memória do policial que morreu em janeiro de 2022, ao tentar evitar um assalto, em Macapá.

“Esses novos soldados vão ampliar o efetivo e garantir melhor serviço para a população amapaense. Somos referência para outros estados, como Pernambuco, que virá ao Amapá para acompanhar como conseguimos realizar 15 obras na segurança ao mesmo tempo” destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Coronel Carlos Souza.

Concursos PM e Bombeiros AP terão oferta de 825 vagas

Os concursos terão oferta de 825 vagas. Desse total, 600 serão para Polícia Militar e 225 para o Corpo de Bombeiros. Todas as oportunidades serão para o cargo de soldado combatente. 

No dia 5 de abril, o governador Waldez Góes sancionou a Lei Complementar 0139/2022, que altera os requisitos para ingresso nas corporações.

A seguir, veja quais serão as exigências para participação nos próximos concursos PM e Bombeiros AP:

Escolaridade 

Para soldado o requisito será ter o ensino médio completo. Já para oficiais combatentes será preciso ter nível superior completo em qualquer área. Tais exigências deverão ser comprovadas no ato da matrícula do curso de formação. 

Anteriormente, a carreira de soldado exigia graduação. No entanto, o governo estabeleceu que, a partir do próximo concurso, o curso de formação será equivalente ao nível superior, como Tecnólogo em Segurança Pública. 

“Deixamos de exigir que tenha necessariamente o curso superior. Você pode concorrer só tendo o nível médio. Porque o curso de formação dos soldados, seja dos Bombeiros ou da Polícia Militar, será de tecnólogo (nível superior) em Segurança Pública”, afirmou o governador. 

Idade 

A idade mínima será de 18 anos no ato da matrícula e máxima de 30 anos para soldados e 35 para oficiais combatentes, oficiais da Saúde, Quadro Complementar de Oficiais e Quadro de Praças Músicos. 

O limite de idade não é aplicado aos policiais e bombeiros em atividade nas corporações militares do Estado do Amapá que queiram participar de novos concursos.  

Altura

A altura requerida será de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens, para preenchimento das vagas dos quadros combatentes. 

Confira como foram os últimos concursos PM e Bombeiros AP

Em 2017, ocorreu o último concurso PM AP para soldados. A oferta foi de 1.200 vagas para soldado, das quais 300 para contratação imediata e 900 para formação de cadastro reserva. 

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados por diversas etapas, como prova objetiva e redação. 

Outras cinco fases foram coordenadas pelo Governo do Amapá, sendo elas: exame documental, teste físico, avaliação psicológica, exame de saúde e investigação social. 

Para o Corpo de Bombeiros, o último concurso CBM AP foi realizado em 2012. Na ocasião, o edital trouxe 230 vagas, sendo 170 para soldado combatente, 30 para oficial e 30 para músicos. 

Com organização da Fundação Universa, o processo seletivo apresentou as etapas de: prova objetiva; exames médicos; teste de capacidade física.

Os aprovados nessas fases foram convocados para o curso de formação, com duração de três anos, para oficial, e seis meses, para soldado.