Concursos RJ: Alerj aprova Orçamento 2021 com previsão de editais

Com previsão de novos concursos RJ, Alerj aprova orçamento de 2021 e revisão do Plano Plurianual de 2020-2023. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:15/12/2020 às 17:51
Atualizado em:15/12/2020 às 17:51

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira, 15, em discussão única, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 - Projeto de Lei 3.166/20, de autoria do Poder Executivo.

O texto da LOA 2021 conta com previsões para concursos RJ. Há estimativa de verba, por exemplo, para Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que não realiza seleções desde 2013.

Outra reserva é para o Fundo Especial da Acadepol (responsável por realizar os concursos da Polícia Civil do Rio) e para o Fundo Especial da Assembleia Legislativa (que organiza os concursos da Casa).

Vale destacar que a presença no Orçamento de 2021 não é uma certeza que os concursos serão realizados, uma vez que ainda dependem de autorização governamental.

Por terem sido incorporadas emendas durante a votação, a redação final do texto será votada nesta quarta,16.

Com previsão de concursos, Alerj aprova Orçamento de 2021
Com previsão de concursos, Alerj aprova Orçamento de 2021
(Foto: Divulgação)

Uma das emendas diz respeito ao chamamento de aprovados nos concursos para Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e para Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). 

A Comissão de Orçamento aprovou parecer favorável a 98,31% das emendas elaboradas ao projeto. Com as modificações, o parecer aprovado também atualizou as previsões de receitas e despesas do Executivo para o próximo ano.

Ainda não foi divulgado o texto final aprovado pela Alerj, uma vez que ainda pode sofrer modificações após a votação das emendas. 

Plano Plurianual do Rio até 2023 passa por revisão

Os deputados ainda aprovaram em Plenário, nesta terça, 15, a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 - Projeto de Lei 3.167/20.

Como também recebeu emendas, o texto final do projeto deve ser votado pela Alerj na quarta, 16. 

Entre as novas ações incluídas pelo parecer da Comissão de Orçamento, destaca-se o chamamento de concursados da Polícia Militar (PMERJ) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Pela pandemia do Coronavírus, o PPA do Rio de Janeiro passou por revisão do Governo do Estado. Mesmo assim, o texto continua com a previsão de concursos para os seguintes órgãos, secretarias e autarquias:

  • Polícia Civil;
  • Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro);
  • RioMetrópole;
  • Instituto Estadual do Ambiente (Inea);
  • Procuradoria Geral do Estado;
  • Secretaria de Estado de Educação (Seeduc);
  • Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj);
  • Fundação Ceperj;
  • Riotrilhos;
  • Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec);
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj);
  • Degase;
  • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A reserva no Plano indica que os concursos estão previstos até 2023, mas dependem de autorização do governo. O PPA é o plano a médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem alcançadas pelo Executivo nos próximos quatro anos.