Com concursos RJ em pauta, governador quer prioridade para Segurança

Governador em exercício do Rio, Cláudio Castro promete prioridade para Segurança Pública. O que pode favorecer novos concursos RJ.

Autor:
Publicado em:19/04/2021 às 16:01
Atualizado em:19/04/2021 às 16:01

Além do combate à Covid-19, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, incluiu a Segurança Pública em suas prioridades para os próximos meses. Para atingir resultados melhores, o governo deve recompor os efetivos por meio de concursos públicos.

O Estado do Rio já tem seleções autorizadas para Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. No entanto, a questão orçamentária e o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) são obstáculos para a publicação dos editais. 

“São prioritárias a segurança, a economia e o Regime de Recuperação Fiscal, que é complicadíssimo”, disse Castro, em entrevista ao jornal O Globo.

Com a proximidade do fim do processo de impeachment de Wilson Witzel, seu antecessor, Cláudio Castro poderá assumir em definitivo o posto de governador do Rio. Para isso, ele faz promessas para sua gestão:

“Enquanto tiver uma pessoa na fila do hospital, temos que focar na Covid-19. No regime de Recuperação. Na Segurança Pública. Se eu fizer todas as entregas, talvez (a reeleição) seja um caminho natural. Mas não é a minha prioridade hoje”.

Governador em exercício do Rio de Janeiro
Cláudio Castro diz que Segurança Pública é uma das prioridades
de sua gestão (Foto: Divulgação)

Um dos compromissos firmados por Castro é a recomposição de pessoal e a abertura de concursos. Pelo atual Regime de Recuperação Fiscal, o Estado pode preencher cargos que vagaram a partir de setembro de 2017, quando o acordo foi assinado.

Porém, está em pauta um novo RRF, em que o Estado teria dez anos para pagar a dívida com a União. Nesse regime, o Rio cumpriria nos primeiros quatro exercícios financeiros regras mais rígidas para a realização de concursos.

Diante disso, o governador em exercício busca alternativas. Ele já foi à Brasília e, em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou a necessidade de preenchimento das vacâncias.

Há também o Projeto de Lei Complementar 10/21, que tramita no Congresso Nacional e flexibiliza a regra sobre reposição de servidores, dentro do novo Regime de Recuperação.

Concursos Segurança RJ têm editais autorizados

O governador em exercício do Rio de Janeiro já deu aval para realização de novos concursos para Segurança Pública do Estado. Confira os detalhes a seguir:

Polícia Civil RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro tem autorização do governo para realizar um novo concurso em 2021. O aval é para preencher vagas nos seguintes cargos: auxiliar de necropsia (nível fundamental), técnico de necropsia (nível médio), investigador (nível médio).

Além de inspetor (nível superior), perito legista (nível superior), perito criminal (nível superior) e delegado (nível superior). Os salários iniciais podem chegar a R$18 mil. A estimativa é que os editais do concurso PC RJ sejam publicados ainda no primeiro semestre.

A Academia de Polícia (Acadepol) já conformou a divulgação de um documento por carreira. A previsão é que até 864 aprovados sejam convocados, mas os editais trarão a oferta inicial de 73 oportunidades, distribuídas entre os cargos.

Estude para o concurso PC RJ!

PMERJ

A Polícia Militar do Rio de Janeiro, por sua vez, tem aval para abrir novo concurso com 32 vagas para o Quadro de Oficiais, de nível superior. Outra seleção na PMERJ é para o quadro da Saúde. No total, serão 67 oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Nos dois concursos, a Fundação Getulio Vargas será a banca organizadora. A publicação dos editais está prevista para 2021.

A Polícia Militar ainda pode realizar um novo concurso PMERJ para soldados, de nível médio. No entanto, o edital depende da chamada de todos os remanescentes da última seleção para o cargo, realizada em 2014.

Leia também: Concursos RJ 2021: veja quais editais podem ser publicados

Bombeiros RJ

Ainda na área de Segurança, está previsto o concurso Bombeiros RJ com 3 mil vagas para o Serviço Militar Temporário Voluntário. A banca organizadora será a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FunRio).

As oportunidades serão para soldado (nas especialidades de combatente, motorista combatente com exigência de CNH tipo B, guarda-vidas, técnicos de enfermagem e socorrista). A escolaridade, nesse caso, será o nível médio e/ou técnico.

Haverá ainda chances para oficial temporário na área da Saúde, nos cargos de: médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. A exigência será o nível superior na respectiva área.

Como determina o Serviço Militar Temporário Voluntário, além da escolaridade, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.