A medida contempla três seleções:
A decisão de realizar a contratação de forma unificada já havia sido antecipada pelo secretário nas redes sociais, na última semana, quando ele comentou sobre os editais previstos no Estado.
Banca deve ser escolhida até a terça, dia 18
Na publicação, Pedro Lopes também informou que a contratação da banca organizadora deve ocorrer até 18 de novembro.
Segundo o secretário, as negociações estavam avançadas com uma instituição, mas a banca desistiu do processo, sem que o motivo fosse revelado.
Com isso, o governo deve realizar um novo chamamento público, com previsão de assinatura do contrato até 18 de novembro.
Após a formalização da parceria, a publicação dos editais é esperada em até 30 dias, ou seja, até 18 de dezembro.
Aproveite a Orange Fever e transforme sua preparação com até 64% de desconto. Acesse aqui!

Secretário confirma que a banca dos concursos RN será unificada para três órgãos
(Foto: Assessoria de Comunicação Detran/RN)
É importante destacar que, neste primeiro momento, apenas a contratação da banca será feita de forma unificada. Isso significa que o Estado realizará uma única contratação, que abrangerá os três órgãos citados.
No entanto, os concursos serão realizados separadamente, cada um com seu próprio edital, cronograma e etapas.
Ou seja, não se trata de um concurso unificado, como ocorreu no CNU (Concurso Nacional Unificado) ou no Concurso Unificado de Pernambuco.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!
Concurso Detran RN foi autorizado e deve ter 80 vagas
A governadora Fátima Bezerra anunciou a autorização do novo concurso Detran RN em setembro. A seleção deve contar com uma oferta de 80 vagas para provimento efetivo, além do cadastro de reserva.
Na ocasião, ela chegou a afirmar que o edital seria publicado até novembro, com provas sendo realizadas em janeiro de 2026.
Para que esses prazos sejam cumpridos, é importante que o processo de contratação da banca não sofra um novo atraso ou desistência.
Os cargos que serão ofertados nesta nova seleção ainda não foram confirmados, tampouco a distribuição das vagas pelos níveis de escolaridade.
Ainda em setembro, foi criada uma comissão organizadora para ficar responsável por dar início aos procedimentos licitatórios para a escolha da banca.
Já o concurso do Ipern contará com 90 oportunidades, sendo 45 para cargos de nível superior e 45 para funções de nível médio. No Ceasa RN, a previsão é de cinco vagas para contratação imediata.
