Concursos Bahia: governador anuncia editais na Segurança e Educação
Governador da Bahia anuncia novos concursos PC BA e diz que oferta no segundo semestre totalizará 6 mil vagas em vários órgãos. Veja!
Autor:
Publicado em:18/07/2022 às 10:25
Atualizado em:18/07/2022 às 10:25
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou os novos concursos BA 2022 que serão publicados no estado ainda neste segundo semestre. Segundo ele, serão preenchidas 6 mil vagas, entre editais novos e já publicados.
Das 6 mil vagas, Rui Costa confirmou que serão:
2.000 mil vagas na Polícia Militar;
1.000 vagas na Polícia Civil;
500 vagas no Corpo de Bombeiros;
400 vagas na Polícia Técnica; e
2.100 vagas para a Educação.
De todos os concursos citados acima, apenas a Polícia Civil já teve o seu edital publicado, mas ainda não aplicou provas. A seleção registrou mais de 44 mil inscritos e a primeira etapa acontece já no dia 24 de julho.
Todos os demais editais, segundo Rui, estão previstos para serem divulgados no decorrer do segundo semestre. O governador, no entanto, não prevê uma data.
Edital de concurso PM BA está próximo de sair
Durante o anúncio e a confirmação dos novos editais, o governador da Bahia deixou claro a iminência do edital da Polícia Militar. Ele vitou o concurso PM BA como:
"Nós vamos ter um concurso que vai abrir as inscrições agora."
"Conforme tinha anunciado anteriormente no concurso anterior, assim que nós tivéssemos a 1ª turma formada, nós iniciaríamos um novo concurso. Então, neste momento eu anuncio um novo concurso da Polícia Militar para mais 2 mil vagas", disse o governador no primeiro semestre.
Segundo Rui, o concurso será feito ao longo deste ano de 2022. A intenção é formar a turma do próximo edital em seguida à formação da turma com 1.600. Ele ainda informou, na época, que a PM e a Secretaria de Administração (Saeb) ficarão responsáveis pela preparação e realização deste concurso.
Do total de vagas, 106 serão para o cargo de perito criminal, 103 para médico legista, dez para perito odonto-legal e 177 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Dos editais previstos, o mais avançado é o do concurso Educação BA. No início de julho, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi definida como banca organizadora. Ela será a responsável por receber as inscrições, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Serão 2.113 vagas efetivasno próximo concurso Educação BA, sendo, dessas, 1.806 para professor e 307 para coordenador pedagógico.
Das oportunidades para coordenador pedagógico, 27 serão especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
“O concurso é mais um avanço promovido pelo Governo da Bahia na educação. Hoje, além de garantir diversos programas sociais a estudantes, a Bahia vive uma revolução em infraestrutura, com a execução do maior programa de construção de novas escolas e complexos esportivos da história”, disse o governador Rui Costa.