A realização de novos concursos Segurança CE está confirmada, com oferta na Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. Os editais devem sair em breve.
A informação foi passada pelo secretário de Segurança do Ceará, Samuel Elânio.
A realização de novos concursos Segurança CE está confirmada, com oferta na Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. Os editais devem sair em breve.
A informação foi passada pelo secretário de Segurança do Ceará, Samuel Elânio.
Em entrevista ao jornal CE TV, ele confirmou os reforços na Segurança Pública. Segundo ele, o objetivo é "ter o maior efetivo e conseguir expandir a ação da Segurança Pública do Estado do Ceará".
Samuel não revelou os prazos de publicação dos novos editais, tampouco o quantitativo de vagas. No entanto, antecipou que na Polícia Civil a oferta contemplará os cargos delegado, inspetor e escrivão.
Vale lembrar que a realização de novos concursos para a Segurança do Ceará já vem anunciada pelo governador Elmano de Freitas deste o início da sua gestão. De acordo com ele, a PC CE será uma das suas prioridades neste mandato.
De acordo com Elmano, o primeiro concurso será para ingresso na Polícia Civil (PC CE), como prometido desde o início do ano.
"O primeiro (concurso) que vou fazer e anunciar será o da Polícia Civil, conforme prometi. Em setembro, além de fazer a formulação para uma nova Lei Orgânica da Polícia Civil, vamos anunciar o chamamento dos policiais militares, o chamamento das turmas da Polícia Civil, o chamamento da Perícia Forense e vamos efetivamente anunciar outros concursos para as Forças de Segurança", disse o governador, durante evento de entrega de armamentos à Polícia Civil.
Existe a expectativa, também, por editais na Polícia Militar, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros.
Segundo o governador, além disso também serão feitas convocações de aprovados nos concursos em validade para Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense (Pefoce).
“Eu vou chamar as turmas da PM que foram aprovadas, as turmas de Polícia Civil e da Pefoce. E anunciar novos concursos para fortalecimento das forças de Segurança”, disse o governador.
Elmano, no entanto, não descarta a publicação de novos editais.
Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Novos concursos para a Segurança do Ceará são confirmados pelo governo
(Foto: Ascom SSPDS)
A expectativa era que o edital do concurso PC CE fosse anunciado em setembro. Porém, até o momento, a seleção não registrou andamentos e sequer teve sua banca organizadora escolhida.
Ainda não há informações sobre o número de vagas que serão contemplados nos concursos.
Recentemente, inclusive, o governo do Ceará abriu crédito suplementar para a Academia Estadual de Segurança Pública, visando à realização de novos concursos públicos.
O valor poderá ser usado para contratação da banca organizadora, como também para outras etapas preparatórias.
Fique por dentro dos concursos!
Para o concurso da Polícia Civil, os preparativos estão mais avançados. O governador Elmano de Freitas trata a seleção como prioridade e afirma que o primeiro concurso da sua gestão na área de Segurança será para cargos da PC CE.
Em janeiro de 2023, por exemplo, ele disse que o próximo passo seria se reunir com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para definir prazos e processos.
"É o primeiro concurso que irei realizar. Vamos sentar com a equipe da Seplag para definir prazos", destacou Elmano.
Além disso, a necessidade por um novo concurso PC PE foi indicada pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O órgão ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) e solicitou a publicação de um edital para ingresso de mais policiais.
O MP CE pontuou que isso deve ser feito a curto prazo e para provimento de vagas em três cargos: delegado, escrivão e inspetor.
Com a ação, o Ministério Público visa solucionar problemas de estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviço nas delegacias o estado.
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará também pediu a realização de um novo concurso público. O próprio comandante-geral, coronel José Cláudio Barreto de Sousa, foi quem confirmou a solicitação.
Em entrevista ao JP News Fortaleza, em maio, o comandante-geral afirmou que a demanda já foi encaminhada ao secretário de Segurança Pública e é um desejo grande da corporação. Ele, porém, não detalhou sobre os preparativos e prazos.
"A questão do concurso é o que a gente mais sonha, é o que a gente mais quer (...) nós já solicitamos sim ao nosso secretário de Segurança Pública. O governador do estado, por sua vez, ele já disse que ia ter esse concurso. Mas a gente ainda não sabe a data. Não sei se para esse ano ou se é para o ano que vem, mas nós estamos sim confiante que vai ter esse concurso público para o Corpo de Bombeiros. É o que a gente mais quer", disse o comandante-geral.
Segundo José Cláudio, atualmente, o Corpo de Bombeiros do Ceará apresenta 1.720 servidores (homens e mulheres) para atender a todo o estado. A promessa de realizar um concurso para a corporação vem desde a gestão passada.
O Corpo de Bombeiros do Ceará não realiza concurso há dez anos. O último edital foi divulgado em 2013 com oferta de 300 vagas, sendo 270 para praças (soldados), com exigência de nível médio, e 30 para oficiais, cujo pré-requisito era ter o nível superior.
Outros requisitos foram exigidos, como:
Os salários atuais da corporação não foram informados.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!