Concursos Segurança PE: editais dependem de liberação do orçamento

Segundo a deputada Gleide Ângelo, a liberação do orçamento é o que falta para a publicação dos editais do concurso Segurança PE. Veja!

Autor:
Publicado em:15/12/2022 às 09:50
Atualizado em:15/12/2022 às 09:50

A publicação dos editais dos concursos para Segurança de Pernambuco depende da liberação de orçamento. De acordo com a deputada estadual Gleide Ângelo, a Secretaria de Fazenda precisa liberar o valor para que a banca possa ser contratada e o processo concluído. 

No dia 8 de dezembro, a solicitação de liberação do orçamento foi para pauta de uma reunião da Secretaria de Fazenda. Porém, não foi analisada. 

O prazo para realizar os empenhos em Pernambuco (reserva de dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído) encerra na sexta-feira, 16. Dessa forma, caso o governo queira divulgar os editais ainda este ano, deve liberar o valor o quanto antes.

"Falei com a Secretaria da Fazenda e da Casa Civil cobrando que o valor fosse empenhado COM URGÊNCIA até a sexta-feira. Com o empenho, a SDS (Secretaria de Defesa Social) faz a dispensa de licitação e publica o edital neste mês", disse Gleide Ângelo, em suas redes sociais.

Oficialmente, o governo de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre o assunto. 

Viaturas da Polícia Civil de Pernambuco
Concurso terá mais de 4 mil vagas para as forças de 
Segurança de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Em setembro, o governador Paulo Câmara anunciou a abertura do concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. 

Por sua vez, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, garantiu que novos concursos para as Polícias Militar, Civil, Científica e para o Corpo de Bombeiros terão editais ainda em 2022

Concurso Segurança PE: veja a distribuição das vagas

Confira, a seguir, a distribuição das vagas do concurso por corporação e cargos: 

Polícia Militar:

  • 2.400 vagas para soldados (praças);
  • 180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

  • 400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

Polícia Científica:

  • 50 vagas para peritos criminais;
  • 50 vagas para médicos legistas;
  • 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
  • 4 vagas para agentes de perícia criminal.  

As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados. 

"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu em 2018

O último edital do último concurso PM e Bombeiros PE foi divulgado em 2018. A oferta total foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candidatar a oficial da PM PE foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os participantes ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.