Concursos Segurança PE: secretário reforça autorização para editais

Secretário Humberto Freire volta a confirmar a autorização para novos concursos Segurança PE em 2022. Confira todos os detalhes!

Autor:
Publicado em:24/03/2022 às 11:39
Atualizado em:24/03/2022 às 11:39

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, voltou a confirmar a autorização de novos concursos para Segurança Pública do Estado. Em entrevista nesta quinta-feira, 24, ele falou que os editais são necessários para oxigenar os efetivos. 

A oferta será para ingresso no Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. 

“Já está autorizado pelo governador novos concursos para todas as operativas da Secretaria de Defesa Social para que a gente tenha permanentemente o ingresso de novos profissionais nas forças. É isso que permitiu que 2021 fosse o ano com a menor taxa de roubo e menor taxa de homicídios da história”, disse o titular da pasta.

De acordo com ele, 100% dos aprovados nos últimos concursos Segurança PE foram convocados e formados. Por isso, para a posse de mais servidores é necessária a realização de novos processos seletivos. 

Policiais Militares de Pernambuco em formação
PM PE já fez levantamento de quantas vagas são necessárias
para novo concurso (Foto: Divulgação)

Os preparativos para os próximos concursos foram iniciados em fevereiro de 2022, quando foi solicitado que cada força de Segurança realizasse um estudo sobre a necessidade de pessoal. Essa etapa já foi concluída. 

No momento, está em andamento a análise orçamentária do ingresso dos novos concursados. Ou seja, o quanto isso vai onerar a folha de pagamento do Estado. Com esse estudo, será possível identificar quantas vagas será possível preencher em um primeiro momento. 

As informações foram passadas pela deputada estadual Gleide Ângelo, em reunião com o secretário de Defesa Social, na terça-feira, 22. 

Concursos Segurança PE devem ocorrer no segundo semestre

Depois dessa análise orçamentária, será criada uma comissão por cada corporação para elaborar o edital. “A pretensão do governo é realizar os concursos no segundo semestre para todos os cargos das quatro corporações”, afirmou a parlamentar.

Segundo a deputada Gleide Ângelo,  “o quantitativo de vagas será muito grande”. Ela expôs, em um vídeo publicado nas redes sociais, que, em 2018, a PM PE tinha 20 mil servidores. Este ano, o efetivo está em 15 mil servidores. 

Isto aponta a urgência para abertura de milhares de vagas no concurso para que a carência seja suprida. 

O último concurso PM e Bombeiros PE, por exemplo, ocorreu em 2018. A oferta foi de 580 vagas, das quais 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para oficial da PM PE, para se inscrever foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Além da escolaridade, para todos os cargos, os participantes tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os concorrentes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.