Dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), cinco não têm concurso público vigente. Isto é, o prazo de validade da última seleção já expirou, permitindo a publicação de novos editais.
Veja a seguir a lista dos TRTs que não têm concurso válido:
- Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região, no Ceará;
- Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região, no Distrito Federal e Tocantins;
- Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região, em Amazonas e Roraima;
- Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região, em Sergipe;
- Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, no Mato Grosso do Sul.
A boa notícia é que todos esses já estão com trâmites para um novo concurso e você verá os detalhes a seguir.
A exceção é o concurso TRT11. O tribunal com sede no Amazonas e em Roraima já publicou o seu novo edital e a seleção está em andamento desde o fim do ano passado.
A Fundação Carlos Chagas é a banca organizadora. O TRT11 oferece 41 vagas imediatas mais cadastro de reserva, para técnicos e analistas.
As inscrições foram recebidas até o final de dezembro e as provas serão aplicadas em fevereiro de 2024.
Concurso TRT CE pode ter edital neste semestre
O Pleno da Justiça do Trabalho da 7ª região já aprovou a realização de um novo concurso TRT CE. A seleção, inclusive, já tem comissão formada.
A resolução que confirma a seleção e a composição dos membros foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho da 7ª região.
A comissão ficará responsável pelo levantamento das necessidades de pessoal e pela elaboração do projeto básico, que será usado no processo de escolha da banca.
Os cargos ainda não foram confirmados, mas sabe-se que a seleção será para servidores do quadro da área de Apoio. Portanto, fica a expectativa para que as carreiras de técnico e analista sejam contempladas em várias especialidades.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o tribunal revelou que a previsão é que o novo concurso TRT CE seja realizado até o final do primeiro semestre deste ano de 2024.
Concurso TRT10 já tem aval, mas não avançou
Da lista acima, o concurso TRT10 é a única incerteza. Em 2022, todos os tribunais receberam aval do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), inclusive o TRT10.
O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região chegou a confirmar o recebimento da autorização para o concurso. Entretanto, o TRT10 não confirmou a seleção, dizendo que ainda avaliaria alguns aspectos.
"Para tomada de decisão sobre a realização do certame, há necessidade de análise do regional quanto aos aspectos administrativos, financeiros e orçamentários envolvidos", disse.
O último concurso do TRT10 ocorreu em 2012, ou seja, há mais de dez anos. O trubunal não tem mais cadastro de reserva válido e, portanto, só pode contratar novos servidores mediante uma nova seleção.
A última ofertou 28 vagas imediatas para cargos de técnico e analista judiciários, além de formação para cadastro reserva.
No último dia útil do ano de 2023, o TRT SE pegou todo mundo de surpresa e confirmou a realização de um novo concurso.
A comissão que ficará responsável foi formada e anunciada em portaria publicada no Diário Eletrônico.
Segundo o documento, o grupo ficará responsável pelo planejamento do novo concurso, como a organização geral da seleção, a elaboração do projeto básico para a escolha da banca e envio de relatórios para a presidência do tribunal.
A portaria não antecipa os cargos, mas fica a expectativa pelas carreiras de técnico e analista judiciário, em várias especialidades.
A última seleção para efetivos do TRT SE foi há oito anos, com edital publicado em setembro de 2016.
As oportunidades foram para as carreiras de técnico e analista, com a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Novo concurso TRT MS foi autorizado
Um novo concurso TRT MS já foi autorizado no final de 2023 e o tribunal deve dar início aos preparativos este ano para publicar seu edital.
O anúncio foi feito em sessão plenária, com aval do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, no Mato Grosso do Sul.
A seleção será para preenchimento de cargos efetivos de novos servidores. Portanto, a expectativa é para que sejam contempladas carreiras de técnicos e analistas, ambas de nível superior. Os ganhos podem chegar a R$15 mil.
Também foi autorizada pelo tribunal a formação da comissão responsável pelo próximo concurso. O grupo a ser formado vai ficar responsável pela escolha da banca organizadora.
O último concurso TRT MS foi realizado em 2016, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).
O edital trouxe uma vaga imediata, sendo esta para oficial de justiça, com superior em Direito. As demais visavam à formação de cadastro reserva, que pôde ser usado até o término da validade, em 2023.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!
Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco tem concurso autorizado e edital previsto para 2024
(Foto: CNJ)
TRT PE também tem concurso iminente
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região, em Pernambuco, não está na lista de TRT's com validade expirada. Mas o TRT se antecipou e já prepara uma nova seleção.
Após sessão do Pleno, foi autorizado um novo concurso TRT PE, com vagas para a área de Apoio (servidores).
A previsão é de oferta para técnicos e analistas, em especialidades ainda não confirmadas.
O último concurso TRT PE, realizado em 2018, teve a sua validade prorrogada e permanece válido até o dia 28 de julho de 2024.
A seleção ofertou uma vaga imediata e oportunidades de cadastro reserva para os seguintes órgãos:
Nível médio
- técnico área administrativa: uma vaga imediata e cadastro reserva; e
- técnico área administrativa - especialidade de segurança: cadastro reserva.
Nível superior
- analista área judiciária: cadastro reserva;
- oficial de justiça: cadastro reserva;
- analista na especialidade de medicina (clínica médica): cadastro reserva; e
- analista na especialidade de TI: cadastro reserva.
Se quiser correr com os preparativos, o TRT PE não poderá ofertar vagas para estes cargos até que a validade se encerre. Mas, após o término do prazo, as carreiras poderão estar no próximo edital.
Concursos TRT's têm vagas previstas no PLOA 2024
Uma boa notícia para os novos concursos TRT, bem como para os editais em andamento, é que há 1.876 vagas previstas para a Justiça Eleitoral no PLOA 2024.
Das quase 1.900 oportunidades previstas, 1.698 são para provimento de cargos e funções vagos.
As demais se referem aos Projetos de Leis Complementares (PLC), que buscam a criação de 115 postos nos Tribunais Regionais do Trabalho.
Mas, é importante destacar que o documento traz apenas uma estimativa e não é garantia de nomeações ou novos editais.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!