Coronavírus no Brasil: como se proteger no ambiente de trabalho?

Último levantamento confirma 200 casos do coronavírus no Brasil

Autor:
Publicado em:16/03/2020 às 13:30
Atualizado em:16/03/2020 às 13:30

Um novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no último domingo, 15, mostra que subiu para 200 o número de casos confirmados do coronavírus (Covid-19), o que representa um crescimento de 79 pacientes, já que no sábado, 14, eram 121 casos confirmados. 

O ultimo balanço também traz informações sobre os 1.913 casos suspeitos e os 1.486 casos descartados. No relatório apresentado, São Paulo é o Estado com o maior número de casos confirmados, totalizando 136. Logo após vem o Rio de Janeiro, com 24 casos. 

Em decorrência do alerta sobre os riscos de transmissão, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), algumas empresas adotaram o home office como medida preventiva ao coronavírus

Apesar de todas as recomendações passadas pelas autoridades, sabemos que nem todo trabalho pode ser realizado de forma remota. Por isso, a atenção e o cuidado devem ser redobrados para que não seja colocada em risco a sua vida e de todos aqueles que fazem parte do seu convívio diário. 

Coronavírus: Sebrae trabalha para reduzir efeitos em pequenos negócios

Segundo Fernanda Marques de Carvalho, doutora em imunologia do IBMR, as probabilidades de contrair o vírus em salas fechadas e com ar-condicionado ligado são altas. Por isso, é importante fazer a limpeza do ar para evitar diversos tipos de doenças respiratórias, e, também o coronavírus

Além dos cuidados no ambiente de trabalho, Fernanda ressalta a importância de evitar o contato físico e do uso do álcool em gel, já que na infecção causada pelo Covid-19 é possível que os sintomas surjam no período de dois a 14 dias - período de incubação do vírus.  

"Devemos evitar o contato físico entre as pessoas, tomando as medidas necessárias ao espirrar ou tossir (como utilizar um lenço descartável), não colocar mão na boca, olhos e nariz. Assim que possível, realizar a lavagem das mãos com água e sabão e ou proceder a higienização com álcool 70%."

Coronavírus, Covid-19
Brasil já registra 200 casos de Coronavírus (Covid-19) 
(Foto: Pixabay)

Prevenção e cuidado no ambiente corporativo 

A publicitária, Thais Laine Mota de Souza, adotou uma rotina de prevenção para evitar o contágio do coronavírus. Thais conta que está com álcool em gel na bolsa e na sua mesa de trabalho e tenta fazer a higienização a cada 30 minutos ou uma hora, pelo menos. 

"No meu trabalho eu divido a sala com uma única pessoa. Toda vez que entra alguém, eu passo o álcool em gel na mão até um pouco mais acima do pulso. Mesmo que não entre ninguém tento fazer a higienização a cada 30 minutos, uma hora, pelo menos. Além disso, tento lavar bem as mãos com água e sabão com a mesma frequência."

Programa Verde e Amarelo pode acabar com 250 mil vagas de estágio

Seguindo orientações dadas por autoridades, a publicitária acrescenta que está tentando se policiar para não levar a mão ao rosto. E, ao chegar no trabalho, passa um pano com álcool em toda a mesa de trabalho, incluindo mouse, teclado, telefone e seu celular. 

"O melhor cuidado nesse momento é a prevenção mesmo", conta Thais, que além da preocupação com os colegas de trabalho, passou a ingerir mais água e a tomar vitamina C e própolis para ver se ajuda a aumentar a sua imunidade. 

O que é o coronavírus e como se prevenir? 

De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus pertence a uma família de vírus responsável por causar infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. 

São considerados parte do grupo vulnerável pessoas idosas, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência.

Cemig inscreve para vagas de estágio em níveis técnico e superior

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento. No entanto, a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, já está ocorrendo. 

Confira alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evite aglomerações;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Fique em casa quando estiver doente;
  • Cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue no lixo; e
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.