Covid-19: Santa Bárbara D'Oeste SP pode ter mais 139 cargos na Saúde

Projeto de Lei sugere ampliação no número de cargos da área da saúde na Prefeitura de Santa Bárbara do Oeste em São Paulo.

Autor:
Publicado em:16/04/2020 às 12:52
Atualizado em:16/04/2020 às 12:52

Foi protocolada esta semana na Câmara de Santa Bárbara D'Oeste, em São Paulo, uma Emenda ao Projeto de Lei Complementar 01/2020. O PL propõe a alteração quantitativos dos empregos na área da Saúde.

De acordo com o projeto, seria modificado o quantitativo de vagas para os cargos de enfermeiro, técnico em Enfermagem e farmacêutico. Ao todo, serão mais 139 vagas.

A emenda sugere a ampliação do quantitativo de cargos de enfermeiro, de 85 para 125 cargos; de farmacêutico, de 16 para 30; e de técnico em enfermagem, de 225 para 310. Por conta do período de calamidade pública, a fica dispensada a apresentação do impacto orçamentário da emenda.

O prefeito Denis Andia disse na justificativa do projeto que a medida visa atender o aumento de demanda e ampliação dos serviços na área de saúde municipal.   

+ SES SP divulga edital com 925 vagas temporárias na Saúde

Proposta foi pensada considerando epidemia de Coronavírus

O prefeito ainda defendeu a importância da proposta, tendo em vista a pandemia internacional decorrente do novo Coronavírus. Segundo ele, o projeto surge com a finalidade de adotar medidas visando a correta proteção dos moradores da cidade. 

Caso sejam aprovados o Projeto de Lei Complementar e a Emenda, ficará facultado ao município a imediata convocação de profissionais aprovados e classificados em concurso público. Isso, mesmo que a contratação seja temporária, nos termos autorizados por lei. 

+ Deputados querem revogar decreto que suspende concursos em SP

Médico
Prefeitura quer reforçar atendimento em Saúde para atender a população 
durante crise de coronavírus (Foto: Divulgação)


Prefeitura realizou concurso para as funções nos últimos dois anos

Em novembro de 2019 a prefeitura realizou divulgou o edital de um concurso que, dentre as vagas ofertadas, contemplava o cargo de técnico de Enfermagem. A função exige formação técnica na  área e registro profissional.  A remuneração oferecida na época era R$2.139,87, para uma carga de 30 horas de trabalho por semana.

Os candidatos forma selecionados por meio de uma prova objetiva. A avaliação contou com 40 questões, distribuídas por itens de Língua Portuguesa (15); Matemática e Raciocínio Lógico (15); e Conhecimentos Específicos (10).

Saiba tudo sobre concursos públicos em primeira mão

Antes disso, em junho de 2018, foi realizado outro concurso. Na época, também foram oferecidas vagas para farmacêutico e enfermeiro. Ambas as carreiras exigem o nível superior.

Nos dois casos, a remuneração oferecida na época era de R$3.422,44. A diferença era a carga de trabalho, que para enfermeiro era de 30 horas e para farmacêutico, de 42,5 horas semanais.

Os candidatos também foram avaliados por meio de provas objetivas. A avaliação contou com itens de Língua Portuguesa (10) e Conhecimentos Específicos (30). 

Ambas as seleções ainda permanecem válidas. Ou seja, os candidatos aprovados em cadastro de reserva nestes concursos poderiam ser convocados caso as novas regras sugeridas no Projeto de Lei apresentado entre em vigor.