Foi publicada nesta segunda-feira, 25, uma portaria que amplia as possibilidades de ingresso de estudantes em um curso de graduação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a contar com a modalidade de ensino a distância (EaD).
A novidade de vagas EaD no Sisu foi divulgada pelo próprio MEC em seu portal oficial e, também, em ofício no Diário Oficial da União (DOU).
Essa alteração, como uma nova inclusão no processo do Sisu, passa a valer já no processo seletivo do segundo semestre do programa deste ano, em 2020.
Além de ter permitido a ampliação das possibilidades para quem pretende ocupar uma vaga no ensino superior público no país, o MEC ainda comunicou algumas mudanças para as instituições que ofertam vagas pelo Sisu, sendo elas:
A disponibilização de meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula;
a publicação, em suas páginas eletrônicas na internet, da lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.
Adesão das instituições começou nesta segunda, 25
Além da publicação da portaria, esta segunda-feira, 25, também foi marcada pelo início do cronograma para adesão das instituições de educação superior públicas e gratuitas ao processo seletivo do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O calendário para adesão ao programa foi divulgado pelo MEC, no último dia 20 de maio, para o segundo semestre, sendo:
adesão: de 25 de maio de 2020 até as 23h59 de 29 de maio;
retificação do termo de adesão: de 1º de junho de 2020 até as 23h59 de 5 de junho.
As datas também foram anunciadas em portaria no DOU. O MEC também confirmou as datas de inscrição, sendo elas de 16 a 19 de junho.
Os estudantes também já foram informados quando aos dias para solicitar participação no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sendo de 23 a 26 de junho e de 30 de junho a 3 de julho, respectivamente.
Enem prorroga inscrições até esta quarta-feira, 27
Uma boa notícia foi divulgada para milhares de estudantes na última sexta-feira, 22. No dia em que encerraria as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou a prorrogação do prazo para cadastros.
O Enem recebe inscrições até esta quarta-feira, 27. No entanto, os cadastros são apenas para o Enem presencial, pois para o Enem Digital não é mais possível se inscrever, já que as mais de 100 mil vagas ofertadas se esgotaram na última semana.
Até a última sexta-feira, 22, mais de 5 milhões de estudantes já tinham confirmado participação. A taxa para participar é no valor de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 28 de maio, com exceção daqueles que se enquadram nos critérios de isenção e tiveram o pedido deferido.