De trainee a CEO: como Liverton Oliveira alcançou o sucesso na FCamara

Um trainee pode alcançar o sucesso maior dentro de uma empresa? Conheça a história de quem era um e se tornou CEO.

Autor:
Publicado em:18/12/2020 às 18:00
Atualizado em:18/12/2020 às 18:00

Muitos pensam que ser trainee, às vezes, proporciona uma experiência apenas momentânea ou para agregar conhecimento profissional, mas nada duradouro. Mas, algumas histórias estão aí para acabar com essa falácia.

O Folha+ no quadro inspire-se desta semana te conta um pouco sobre a trajetória de Liverton Oliveira, e como a vida dele mudou de maneira significativa.

Ele, que, em 2013, começou a sua experiência de trainee, hoje é CEO no Grupo FCamara e conseguiu se destacar profissionalmente ao ponto de hoje ser referência no que desenvolve e já desenvolveu por lá.

Foi naquele ano que ele começou a sua jornada técnica como desenvolvedor web na empresa de consultoria em TI. Foi experiências em projetos de grandes empresas como BRF, Boa Vista Serviços, Riachuelo e Raia Drogasil que o fizeram assumir posição de CEO de app de gestão de desempenho de times de alta performance

 

(Foto: Divulgação)
Liverton Oliveira, 28, começou como trainee e hoje é CEO
(Foto: Divulgação)

 

Liverton revela como aconteceu o seu crescimento na empresa

O executivo conta que o resultado de tudo foi fruto de muito trabalho e desempenho profissional. Segundo ele, o seu crescimento mais acelerado se deu muito por conta da sua seleção no Programa de Formação do grupo.

"Essa experiência me trouxe a vantagem de poder atuar de forma consultiva, opinando sobre os impactos dos projetos para os clientes. A migração para uma carreira executiva aconteceu, então, de forma natural", contou o executivo.

Liverton ainda conta que atua como COO na Orange Ventures - a Corporate Venture do Grupo. Além disso, o núcleo fundou mais de dez startups, como Imagine, GetOKR, GetOKR, Health Hub e o própria WelcomeApp. 

A vontade fez o seu sucesso

Durante toda essa trajetória, o que não faltou foi vontade e desejo de conquistar o sonho, que era se tornar um desenvolvedor. 

Ele revela que sempre quis atuar impactando a vida de milhares de pessoas direta e indiretamente. E com esse espírito de crescimento de carreira e vontade de construir algo novo que chegou até o Grupo FCamara, em 2013, e está até hoje fazendo a diferença.

E o fato de ter começado como analista de suporte nunca foi um empecilho. Ele realizava gestão de chamados e atendimento aos clientes e criou um sistema de chamados que transformou a rotina da empresa.  

"Líverton tinha o perfil ideal para fazer parte do high performance team e do ambiente de trabalho da FCamara!", diz o grupo.  

O Programa de Formação que ele cita começou em 2013 e terminou em 2018. Os cinco anos passaram rápido para Líverton. Sua trajetória, segundo ele, foi intensa e cheia de aprendizados - até chegar a ocupar o cargo que ocupa hoje: head de Tecnologia e Business Strategy.

“Descobri que utilizando a tecnologia como meio conseguiria transformar a vida de milhares de pessoas. Evolui tecnicamente muito mais rápido do que poderia imaginar e aprimoro minhas habilidades interpessoais na mesma medida”, disse.

Ah, e ele hoje é o responsável pelo Programa de Formação, e finaliza:

“Se responsabilizar pela formação de novos profissionais agora é extremamente gratificante. É a chance de levá-los a traçar um caminho que é inesquecível para mim. Essa responsabilidade não foi planejada, o fato de conseguir me adaptar a vários contextos sempre ajudou. A parte técnica é onde estou mais confortável. Com isso em mente, quero testar situações novas e ver como me saio”.

_________

E você, o que achou dessas histórias? Você conhece alguma outra que merece destaque e possa ser contada aqui na Folha+?

Então que tal deixar a sua contribuição? Curta, comente, compartilha e nos mande mensagem dizendo uma notícia, história ou ocorrido que possa inspirar mais pessoas a não desistirem dos seus sonhos. Afinal, mesmo em meio à dificuldade, existem pessoas boas dispostas a te ajudar.

O que + você precisa saber!