O que é preciso saber para o cargo de delegado de Polícia Civil?
Folha Dirigida conversou com o professor Sauvei Lai, que deu dicas para quem almeja uma vaga em um concurso para delegado de Polícia Civil.
Autor:
Publicado em:03/12/2020 às 10:23
Atualizado em:03/12/2020 às 10:23
Concursos delegado Polícia Civil tem mais de 800 vagas abertas e previstas
O concurso da Polícia Civil do Paraná oferece vagas para delegados, mas a seleção já está em andamento. No entanto, há oportunidades abertas em outros estados, para quem quer assumir uma oportunidade nesta função. Ao todo, Polícias Civis de todo país ofertam 810 vagas, entre abertas e previstas.
Também há concursos previstos, que devem publicar seus editais no próximo ano. Entre eles, a PC RJ, PC SP e PC MG, que devem apresentar uma oferta de 47, 250 e 201 vagas, respectivamente.
Há ainda a Polícia Civil de Alagoas, que também tem concurso previsto para delegado. Mas nesse caso, o quantitativo de vagas ainda não foi confirmado.
Para concorrer a uma vaga de delegado, a principal atribuição exigida é a graduação em Direito. Em alguns casos, podem ser cobrados outros requisitos, como no caso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte que trouxe no seu edital a exigência de carteira de habilitação, na categoria B.
Segundo Sauvei Lai, diferentemente do que ocorre nos concursos para delegado da Polícia Federal, as Polícias Civis não costumam exigir tanto a parte física.
É claro que isso também pode variar de um estado para outro. No Pará, por exemplo, os candidatos às vagas de delegado serão submetidos ao Teste de Aptidão Física.
No entanto, o perfil geral de um delegado de Polícia Civil costuma ser mais teórico e acadêmico. Ou seja, essas instituições têm uma preocupação maior em recrutar pessoas com alto nível teórico e intelectual para a função.
Estudar para concurso de delegado requer tempo e planejamento financeiro
Considerando esse perfil, o futuro servidor que quer assumir um cargo de delegado não pode deixar de lado a preparação. A primeira coisa que o candidato precisa saber é que ser aprovado em concursos públicos de modo geral leva um certo tempo.
Ainda mais em concursos como os de delegado de Polícia Civil, que costumam ter provas mais complexas e que exigem um alto conhecimento dos conteúdos cobrados, segundo Sauvei Lai.
De acordo com o professor, normalmente o candidato precisa de três ou quatro anos para estar realmente pronto para estar maduro para participar de um concurso para delegado.
Para Lai, além de precisar ter paciência para começar a ver os resultados aos poucos, os candidatos que estão iniciando devem contar com a ajuda de um bom curso preparatório para ter ajuda na organização dos conteúdo.
Isso porque, conforme já mencionado, as provas dos concursos para delegado da Polícia Civil costumam ser mais elaboradas e exigir dos candidatos a capacidade de interpretação jurídica.
O professor também recomendou que o futuro servidor se prepare financeiramente. “Estudar para concurso é caro. Os cursos não são baratos, tem os livros, precisa de internet boa para buscar informativos, tem aula presencial, transporte, alimentação, etc.”, destacou.
Por isso, a dica é montar uma reserva destinada apenas a estes custos envolvendo a preparação para concursos. Se o concurso em questão exigir prova física, vale considerar custos com academia, por exemplo. O mesmo vale para concursos em outros estados, que vão gerar gastos com passagens e hospedagens.
Conteúdos a serem estudados para delegado
Ao levar em consideração os editais abertos, as provas para delegados de Polícia Civil costumam cobrar questões de Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Legislação Penal, Criminologia, Medicina Legal e Informática.
Vale ressaltar que existem variações de um concurso para o outro. Alguns podem cobrar itens de Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Direito Tributário e Conhecimentos sobre o Estado, por exemplo. Por isso, os concorrentes devem ficar atentos às especificações dos editais.
O importante, de acordo com o professor Sauvei Lai, é que o candidato saiba analisar as perguntas da prova e raciocinar logicamente sobre o conteúdo. Segundo ele, todo examinador gosta de atualizações legislativas e em Processo Penal, por exemplo, há muitos conteúdos a serem estudados.
O professor, que é especialista no assunto, destacou alguns deles:
Pacote anticrimes;
Leis de garantia de colaboração premiada; e
Reforma da prisão provisória.
Ainda de acordo com o professor, de 60 a 70% de uma prova para delegado traz questões de inquérito policial, interceptação telefônica, prisão provisória e sobre a lei antidrogas. Ou seja, matérias que são exigidas na prática para esses profissionais.
“Qualquer examinador vai perguntar sobre isso: Legislação nova e Jurisprudência atualizada. Não adianta só decorar. Vocês, que são futuros delegados de polícia, vão fazer a gestão e administração de uma delegacia inteira. Quem tem que decorar as questões mais simples, são os inspetores de polícia, os delegados têm que saber fazer o raciocínio jurídico e interpretar aquele caso concreto para dar solução jurídica aos seus inspetores.”