Dados do IBGE revelam que a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,3% no último trimestre de 2020, atingindo 14,1 milhões de brasileiros. Para as pessoas com deficiência (PcD), o cenário de desemprego não foi diferente.
Em 2020, em meio à pandemia do novo Coronavírus, houve uma diminuição na oferta de vagas para pessoas com deficiência. De acordo com um levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE) e da plataforma de admissão digital Lugarh, a queda chega a 58%.
Segundo os dados, em 2018, o site do BNE ofertou 5.558 vagas para PcDs; em 2019 o total foi de 5.403 — o crescimento foi de 7,5% entre os profissionais com deficiência contratadas neste ano. Já no ano passado, o total foi de vagas foi de 2.222.
RH: Como os vieses inconscientes impactam a diversidade e inclusão?
Meses de abril e maio de 2020 foram os piores meses para oferta de vagas
A pandemia foi responsável por essa menor oferta de vagas, segundo o CEO do BNE, Marcelo de abreu:
“Vivemos um ano atípico, que infelizmente comprometeu boa parte da população. Para as pessoas com deficiência, a expectativa é que este ano as vagas comecem a aparecer novamente devido às empresas estarem mais confiantes para investir. Além disso, as vagas home office devem se tornar tendência mesmo após a pandemia”, explicou.
Os meses de abril e maio de 2020 foram os que menos ofertaram vagas para pessoas com deficiência desde 2018, sendo oferecidas de 40 e 70 oportunidades, respectivamente.
► Fique por dentro de todas as novidades no mercado de trabalho
“Apesar de serem meses mais fracos para contratações, o dado demonstra que a queda se iniciou no mesmo período da pandemia. Em agosto, mês que simbolizou a retomada das atividades econômicas juntamente com a redução de número de casos da Covid-19, as vagas começaram a subir, chegando a 329 em agosto e 218 em setembro”, destacou o CEO do BNE.
De acordo com Abreu, é natural que os últimos seis meses de 2020 tenham ampliado a movimentação de empregos, tanto por parte das companhias quanto dos candidatos.
“Apesar da crise no mercado de trabalho em 2020 ainda resistir em razão da pandemia, a busca por vagas e empresas contratando deve aumentar. Dessa forma, as pessoas com deficiência podem ficar otimistas e com os currículos atualizados para quando as oportunidades surgirem.”














