EBANX realiza programa de estágio exclusivo para candidatos negros
EBANX está com um programa de estágio exclusivo para candidatos negros aberto. As oportunidades são para estudantes dos níveis técnico e superior.
Autor:
Publicado em:02/03/2021 às 14:00
Atualizado em:02/03/2021 às 14:00
Cada vez mais empresas de diferentes seguimentos têm investido em processos de seleção que promovem a inclusão e a diversidade. Um exemplo é o EBANX, fintech unicórnio de pagamentos fundado no Brasil e que tem atuação global.
A empresa está lançando seu programa de estágio exclusivo para pessoas negras. O processo seletivo foi desenvolvido em parceria com a Eureca, consultoria de RH especializada em empregabilidade de juventudes e com foco em diversidade.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 25 de março. As vagas são para estudantes de Curitiba, onde fica a sede do EBANX.
Para concorrer, é preciso estar cursando até o penúltimo ano da faculdade. Estudantes do ensino técnico também podem participar. Além disso, os participantes devem ser autodeclarados negros ou pardos.
"Abrir esse programa nos deixa muito felizes, porque acreditamos no poder de uma ação como esta para a construção da mudança social. Queremos criar uma empresa cada vez mais inclusiva e plural, com diversidade de pensamentos e ideias, e que este movimento extravase e gere impactos positivos na sociedade como um todo. Este é um passo que vai nos ajudar nesta missão", disse Daniele Fonseca, líder global de Recursos Humanos do EBANX.
Programa de Estágio EBANX oferece vagas para diferentes áreas
Para a Eureca, a ação lança um olhar para pontos sensíveis como empregabilidade e representatividade da população negra.
"O estágio exerce uma função social de inserção no mercado de trabalho. E o mercado de trabalho é uma porta importante para muitas outras oportunidades", destacou Mariana Macedo, líder de Projetos na Eureca.
Segundo ela, o programa de estágio promovido pelo EBANX, com o apoio da Eureca, representa um marco na história da consultoria de educação e seleção. “Além de criar mais essa porta para essa comunidade, o projeto também contribui para aumentar o leque de referências - para que essas pessoas se vejam cada vez mais representadas nas empresas."
O Programa de Estágio EBANX oferece oportunidades para diferentes áreas, como Comercial, Finanças, Marketing, Produto e Pessoas. Mesmo os inscritos que não forem aprovados na seleção poderão ser impactados.
Isso porque todos os que se candidatarem a uma vaga terão acesso a conteúdos em forma de palestras, rodas de conversa, entre outros conteúdos. Além disso, especialistas da Eureca e do EBANX também vão compartilhar com todos os inscritos dicas de estágio em geral e também da própria fintech.
Fintech quer ampliar números de colaboradores negros em vagas de liderança
O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira terá dinâmicas em grupo e a segunda será composta pela etapa de entrevistas com líderes do EBANX. Todas as etapas vão contar com avaliadores e facilitadores negros.
"O objetivo é prezar pela representatividade e criar um espaço de segurança e acolhimento", explicou Júlia Gomes, líder de Diversidade e Inclusão da Eureca.
Além do programa de estágio exclusivo, o EBANX também deu início a um plano de abertura de vagas de liderança exclusivas para pessoas negras. A primeira será para a área de Tecnologia, mas o objetivo é que também sejam abertas oportunidades em outras áreas.
"Entre os nossos compromissos de diversidade, está a meta de aumentar em quatro vezes o número de pessoas negras no quadro de funcionários até 2023. A jornada da diversidade e inclusão é um caminho de aprendizado constante, e sabemos que temos muito a aprender. A ideia é que as vagas específicas e o programa de estágio sejam dois dos motores para promovermos essa mudança”, ressaltou Daniele Fonseca.
Programa de estágio EBANX, exclusivo para pessoas negras
Inscrições: até 25 de março de 2021, pelo site da EBANX
Início do estágio: 5 de julho de 2021
Período de duração: um ano
Quem pode participar: pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, residentes em Curitiba (PR) e região metropolitana, que estejam cursando ensino técnico ou ensino superior