Um novo concurso Polícia Penal RJ foi publicado, com a oferta de 300 vagas para a carreira e salário inicial de R$7,3 mil.
A seleção é uma excelente oportunidade para quem busca ingressar na área policial, sendo este o primeiro concurso da carreira no estado, com a exigência do nível superior.
Anteriormente, o cargo era conhecido como inspetor de segurança penitenciária. Contudo, passou por mudanças significativas após a regulamentação da carreira, em 2022.
Organizado pela Coseac/UFF, a expectativa é que o concurso da Polícia Penal do Rio de Janeiro atraia um grande número de candidatos. Portanto, é fundamental que os interessados estejam bem informados e preparados.
Para ajudar nesse processo, o Qconcursos Folha Dirigida elaborou um ebook que reúne todas as informações necessárias sobre o concurso e a carreira de policial penal no Rio de Janeiro.
Ao baixar o material, você terá acesso a:
- Tudo sobre o concurso Penal RJ
- Mudança na nomenclatura da carreira
- Requisitos e atribuições do cargo
- Etapas do concurso
- Perfil da banca organizadora (Coseac/UFF)
- O que estudar para o concurso
Cabe destacar que o último concurso para a Polícia Penal RJ ocorreu em 2012. Na época, o cargo trouxe a nomenclatura de inspetor de segurança e administração penitenciária.
Portanto, este é o momento de se preparar de forma estratégica e com material de qualidade.
>>> Quero saber tudo sobre o concurso Policial Penal RJ <<<
Quando começam as inscrições do concurso Penal RJ
As inscrições no concurso da Polícia Penal do Rio de Janeiro estarão abertas entre os 11 de novembro e 12 de dezembro, no portal da banca Coseac/UFF, organizadora.
Para se inscrever, basta acessar o portal e localizar a área destinada ao edital da Seap RJ. Depois, o candidato deverá preencher o formulário com os dados exigidos.
A inscrição será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$180.
Haverá possibilidade de isenção parcial ou total da taxa. Os pedidos serão aceitos entre os dias 11 e 13 de novembro, desde que os candidatos se enquadrem em um dos seguintes critérios:
Isenção total
- estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- ser doador regular de sangue, com comprovação de ao menos três doações nos últimos 12 meses e renda familiar mensal de até três salários mínimos, conforme Lei Estadual 8.920/2020; ou
- ter atuado em mesas receptoras de votos no Estado do Rio de Janeiro, em até dois anos antes do período de inscrição.
Isenção parcial
- redução de 1/3 da taxa para candidatos que comprovem uma doação de sangue nos 120 dias anteriores à inscrição e renda familiar de até três salários mínimos; ou
- redução de 2/3 da taxa para candidatos que comprovem duas doações de sangue nos últimos 240 dias anteriores à inscrição e renda familiar de até três salários mínimos.
Essas medidas visam facilitar o acesso à inscrição para aqueles que atendem aos critérios de isenção.
Confira o "Guia Polícia Penal RJ", um e-book gratuito que vai te preparar para um dos concursos mais esperados do Rio de Janeiro. Baixe aqui!