O prefeito da capital paulista é Bruno Covas (PSDB), reeleito com 59,38% dos votos, contra 40,62% de Guilherme Boulos (PSOL), no segundo turno.
Recentemente, em entrevista com a Folha Dirigida, ele confirmou que faria, se eleito, um novo concurso SP com 550 vagas para a Prefeitura de São Paulo.
Covas ainda relembrou que, em julho deste ano, sancionou a lei 17.433 que reorganiza a administração municipal indireta. Citou que pretende priorizar a eficiência da máquina pública e promete a realização de outros concursos públicos.
Prefeito de Belo Horizonte vai nomear aprovados do concurso Guarda de BH
Na capital mineira, Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito no primeiro turno das eleições, conquistando mais de 63% dos votos.
No tocante aos concursos públicos, em 2019, ele abriu 500 vagas para Guarda Civil Municipal. Mas o que vem com o novo mandato?
A promessa é de convocação de aprovados nesse concurso da Guarda de BH. Além da contratação de novos professores para rede municipal de Belo Horizonte e profissionais efetivos para Secretaria de Saúde.
Belo Horizonte tem concurso previsto com 213 vagas efetivas para a Educação, sendo 140 para professor de Educação Infantil. E a Prefeitura ainda prepara novo edital com 558 vagas para Secretaria de Saúde.
Eduardo Paes quer concursos em todas as áreas no Rio de Janeiro
Eduardo Paes (Democratas) foi eleito pela terceira vez na Prefeitura do Rio de Janeiro, vencendo Marcello Crivella por 64,07% a 35,93% dos votos válidos. Mas o que esperar do novo mandato à frente da prefeitura?
A reportagem da Folha Dirigida conversou recentemente com Eduardo Paes, no Especial Eleições RJ 2020.
Na ocasião, ele destacou que sua política será parecida com os dois primeiros mandados, garantindo concursos permanentes, de forma regular, de preferência todos os meses.
Ele promete concursos na Segurança (guarda); Saúde; e Educação. Na entrevista, o novo prefeito ainda falou sobre o concurso Comlurb, para garis, aguardado há anos na capital carioca.
"Não tinha um mês que não tivesse concurso acontecendo, claro, na área da Educação com muito mais intensidade que as outras áreas. A Comlurb fazendo seu papel sempre. Nós vamos voltar a ter concurso na cidade do Rio de Janeiro", pontuou Paes.
Concursos previstos nos novos mandatos da Baixada Fluminense
Nova Iguaçu reelegeu Rogério Lisboa (PP) no primeiro turno. Por isso, os concursos Nova Iguaçu devem ganhar prosseguimento. Ele garante a contratação de guardas municipais em seu plano do governo, concurso que conta com 200 vagas.
O plano de Lisboa ainda prevê novo concurso para a ampliação do quadro de servidores permanentes na Administração Municipal.
A princípio, o atual prefeito do município de Duque de Caxias, Washington Reis, foi reeleito. Em seu plano de governo, ele fala sobre a expectativa no serviço público pela regularização de salários e valorização de servidores. Caxias tem promessa de editais para a Saúde e Guarda de Caxias há alguns anos.
Já em Nilópolis, o município elegeu Abraãozinho Neto, com 48,97% dos votos. Em sua gestão, um dos principais compromissos será manter os preparativos para o edital do concurso Nilópolis RJ e efetivar a contratação desses servidores. A seleção já tem banca organizadora definida. A instituição escolhida foi o Instituto IAN.

Em Mesquita foi reeleito Jorge Miranda (PL). Recentemente houve concurso para a Câmara dos Vereadores, publicado em novembro de 2019. No plano de governo de Jorge Miranda consta a formação de novos guardas da Guarda Civil.
Em Belford Roxo, também houve uma reeleição. O atual prefeito Waguinho (MDB) conquistou mais de 80% na disputa eleitoral. Ele terá um grande desafio pela frente para o serviço público: resolver a grande novela do concurso de 2016.
Em Japeri, os próximos quatro anos serão comandados pela nova prefeita Drª Fernanda Ontiveros (PDT), que recebeu 38,31% dos votos. Recentemente, Japeri teve edital de concurso para a câmara, cujas provas foram aplicadas durante a pandemia, além do processo seletivo em 2019 com mais de 300 vagas.
Em seu plano de governo, Drª Fernanda não faz menção a concursos, propostas para serviço público ou valorização do servidor. Mas, será importante que durante seu mandato priorize a convocação de novos servidores.
Reeleito em Curitiba, Greca prevê realização de concurso na Educação
Em Curitiba foi reeleito Rafael Greca (DEM), com 59,74% dos votos ainda no primeiro turno. O novo prefeito planeja abertura de concurso para a Educação.
Ele pretende ampliar vagas em Centros Municipais de Educação Infantil e em escolas em tempo integral. Para isso, o programa afirma a abertura de concurso público para a contratação de novos professores e funcionários da Educação.
Sem concurso desde 2015, a guarda municipal de Curitiba também deverá ter uma nova seleção neste mandato. Greca promete reforçar o quadro do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da guarda municipal, com investimentos em infraestrutura unificada da SMDS.
Sebastião Melo, em Porto Alegre, promete investir no setor público
Em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) foi eleito com 54,64% dos votos no segundo turno, passando a candidata do PCdoB, Manuela D'Avila (45,37%).
Segundo o candidato, para que Porto Alegre possa alavancar e enfrentar os desafios, será necessário investimento público.
No seu plano de governo, ele menciona o papel dos servidores públicos na recuperação da cidade e reforça a necessidade do diálogo. Contudo, sem previsões concretas de novos concursos.
"O futuro governo terá que utilizar todo o seu talento político e de gestão para conduzir o processo de recuperação da cidade, bem como para construir seu futuro, dialogando com a população, os agentes econômicos e os servidores para que a cidade prospere."
Em Floripa, Gean Loureiro (DEM) foi eleito com 53,46% dos votos. O prefeito caminha para o seu segundo mandato, mas seu plano de governo não faz menção a projetos para o serviço público e nem traz previsão de concursos.
Em agosto deste ano a capital catarinense suspendeu os prazos de validade dos concursos já homologados enquanto durar o estado de calamidade pública estabelecido pelo Governo Federal. O motivo foi a pandemia do novo Coronavírus.
Vale lembrar que no início do ano foi formada a comissão organizadora do concurso para a Câmara de Florianópolis. Quando sair, esse será o primeiro edital após mais de 30 anos.
A seleção foi anunciada em janeiro, com oferta prevista de 29 vagas efetivas, das quais oito para preenchimento imediato. Inicialmente, a meta era abrir o concurso até junho, mas isso não aconteceu e uma nova previsão não foi divulgada até o fechamento desta matéria.
David Almeida terá que cumprir recomendações para novos concursos em Manaus
Na capital do Amazonas, David Almeida (Avante) foi eleito no segundo turno com 51,27% dos votos. A valorização do servidor público está entre as metas do novo prefeito.
O plano de governo ainda apresenta um sistema de meritocracia, medidas para reestruturação e revisão e o fortalecimento do quadro de pessoal Controladoria Geral do Município, com provimento e capacitação.
Vale lembrar que a cidade tem alguns editais previstos, e parte deles é fruto de recomendações e de determinações de órgãos fiscalizadores.
A Prefeitura de Manaus já iniciou os preparativos de novo concurso público para Secretaria de Saúde (Semsa). Estão previstas 568 vagas imediatas.
Está previsto também o novo concurso ManausPrev, que será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). São previstas cinco vagas mais cadastro reserva.
João Lucena, eleito em João Pessoa PB, promete incentivar novos concursos
Na capital da Paraíba, João Lucena (PP) foi eleito com 53,16% dos votos. Em seu plano de governo, ele promete incentivar a realização de novos concursos públicos na Educação, na Segurança e para o Meio Ambiente.
O candidato também promete encaminhar um Projeto de Lei (PL) para a Câmara dos Vereadores com o objetivo de aprovar 20% das vagas para negros(as), nos novos editais.
A cidade tem um edital previsto. O concurso João Pessoa PB pode ter edital publicado em breve e estão previstas 601 vagas, que surgirão após a exoneração de profissionais temporários. A banca é o Instituto AOCP.
Bruno Reis, eleito em Salvador BA, promete editais "quando necessário"
Em Salvador, na Bahia, o prefeito eleito é Bruno Reis (DEM), com 64,20% dos votos. No seu plano de governo, ele promete valorizar os servidores tendo como uma das medidas a Escola Digital, que terá um centro de treinamento.
Ele também diz que novos concursos serão realizados, "sempre e quando necessários em decorrência da expansão de serviços ou da reposição de quadros".
Em 2019, foram publicados os editais do concurso Salvador BA. Desde então, a prefeitura vem realizando convocações.
Em Recife, João Campos (PSB) foi reeleito com 56,27% dos votos no segundo turno, derrotando a candidata Marilia Arraes (PT). Um dos desafios de sua gestão, desde 2018, é a aguardada realização de um novo concurso para Educação em Recife.
No início deste ano, uma seleção para o cargo efetivo de auxiliar de desenvolvimento infantil foi autorizada e teve comissão formada. No entanto, não apresentou avanços desde então.
Outra área que poderá ganhar reforços é a da Saúde. João Campos reconheceu as iniciativas promovidas pela atual gestão, mas a ideia é ampliar e consolidar tais conquistas.
“Ainda há muito o que fazer, destacando uma cobertura ainda maior da atenção básica, com ampliação da quantidade de equipes de saúde da família, consolidando a abordagem preventiva para promoção e universalização da saúde."