Empreendedores idosos são os que mais empregam no país, diz Sebrae
Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que empresários idosos contratam mais, pagam melhor e estão concentrados, principalmente, no Sudeste.
Autor:
Publicado em:02/02/2021 às 14:00
Atualizado em:02/02/2021 às 14:00
O Brasil tem muitos empreendedores na terceira idade e um dado interessante é que eles são os que contratam mais e pagam melhor. Foi o que revelou levantamento realizado recentemente pelo Sebrae.
O estudo foi feito a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. E identificou que os donos de negócio com 65 anos ou mais são os que mais empregam no país inteiro, embora a maior parte deles esteja concentrada na Região Sudeste.
A pesquisa do Sebrae aponta que a maior proporção de empregadores (20%) está localizada nesse perfil de empreendedor. Quando comparados às outras faixas etárias, os donos de negócio idosos são os que mais possuem funcionários, sendo:
71%, com 1 a 5 empregados;
11%, com 6 a 10 empregados;
10% com 11 a 50 empregados; e
8% com 51 ou mais empregados.
Assim, apesar de responder por apenas 7,3% do total de empreendedores, a terceira idade constitui o grupo que proporcionalmente mais gera emprego entre os Pequenos Negócios.
Terceira idade emprega mais e paga melhor
(Foto: Reprodução)
São Paulo e Minas têm maior concentração de idosos empreendedores
Os números analisados no estudo do Sebrae são relativos ao terceiro trimestre do ano passado. Na época, o Brasil atingiu 1,8 milhão de empreendedores na terceira idade (65 anos ou mais), o que corresponde a 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte.
Metade deles (50%) está concentrada na região Sudeste. Sendo que São Paulo (29%) e Minas Gerais (10%) são os estados com as maiores concentrações.
Mas os dados também apontam para a falta de representatividade. Os empreendedores com 65 anos ou mais são, em maioria, homens (73%) e brancos (59%). Eles também são chefes de família (73%), dedicando-se a um único trabalho (98,8%).
Em termos de escolaridade, o empreendedor da terceira idade é o que tem menos instrução quando comparado aos demais grupos. A maioria possui nível fundamental (48%). Apesar disso, são os que apresentaram o maior rendimento, sendo 10% com ganhos de mais de cinco salários-mínimos, ou seja, acima de R$5.225,00.
Outros dados da pesquisa:
Os empreendedores com 65 anos ou mais são os que estão há mais tempo na atividade atual (92% há mais de 2 anos);
Esses empreendedores têm mais empregados (entre os empregadores, 29% têm 6 ou mais funcionários);
36% estão em Serviços, 23% na Agropecuária, 19% no Comércio, 14% na Indústria e 8% na Construção;