77% das empresas desenvolvem estratégias para atrair novos talentos

Pesquisa da Team Upp indica que as empresas investem cada vez mais para conquistar novos colaboradores e se consolidarem como uma marca empregadora.

Autor:
Publicado em:17/12/2020 às 15:00
Atualizado em:17/12/2020 às 15:00

A pandemia do novo Coronavírus apresentou uma nova realidade para o mercado de trabalho. Entre elas, a necessidade dos profissionais em colocar seu bem estar e qualidade de vida como prioridade.

De acordo com pesquisa realizada pela empresa de consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados, Team Upp, as empresas não só estão atentas a esse novo cenário, como estão em busca de oferecer benefícios aos funcionários. 

Segundo o estudo, 77% das empresas estão investindo em conquistar novos colaboradores, com o intuito de se consolidarem como marcas empregadoras fortes. Para chegar a esses resultados compilados no estudo Benchmark de Employee Experience 2020, foram ouvidas 153 empresas brasileiras.

Entre as ações para fortalecer a experiência de trabalho está o investimento em apoio psicológico, apoio financeiro, flexibilização dos horários e o modelo de trabalho em home office. Medidas estas que foram intensificadas durante a pandemia.

Veja também:

Home Office
Home office está entre os benefícios concedidos aos colaboradores pelas
empresas (Foto: Divulgação)

 

Atração de novos talentos é um desafio para as empresas

Ainda de acordo com os dados obtidos, 69% das empresas ainda não possuem um programa de Employer Branding consolidado. Além disso, 90% das organizações afirmaram que a atração de novos talentos é um dos principais desafios de mercado.

Uma tendência também intensificada pela pandemia deve se consolidar nas organizações: 85% das empresas disseram já contar ou estar em fase de implementação de recrutamento totalmente digitalizado.

"Pensar apenas na experiência do consumidor não basta. O que vemos como tendência das empresas que lideram os índices de Customer Experience é reconhecer a importância do que seus colaboradores sentem durante sua jornada de trabalho e investir na experiência dessas pessoas. Essa também é a chave para garantir a retenção e atração de talentos", destacou Pedro Iglesias, porta-voz da Team Upp, investida da Tapps Ventures, Startup Studio aceleradora de novos negócios.

Botão com link para Newsletter

Investir no bem estar dos colaboradores pode ajudar na melhora de performance

De acordo com Iglesias, pensar em Employee Experience é mais do que considerar os aspectos do ambiente de trabalho ou até na estruturação de um bom plano de carreira. Um exemplo é o fato de 55% das empresas entrevistadas estarem investindo em apoio psicológico para seus colaboradores, número que cresceu 32% durante a pandemia.

Outra medida adotada pelas empresas foi oferecer o apoio financeiro (33%). Com a pandemia, algumas (44%) até disponibilizaram móveis para garantir o bem estar dos funcionários durante o home office.

"Todos esses exemplos fortalecem a importância de olhar para cada colaborador individualmente e entender suas necessidades. Essas são ferramentas importantes para a melhoria no desempenho e engajamento e é mais do que uma estratégia eficaz, é também uma maneira responsável e ética de empreender no mundo moderno", explicou Iglesias.

O estudo completo realizado pela Team Upp está disponível no site da empresa, na aba "1º Benchmark de EX do Brasil".

Carregando...