Foi publicada nesta segunda-feira, 10, a portaria que autoriza o provimento adicional de aprovados nos concursos Ibama e ICMBio. No total, serão nomeados 201 aprovados, além das vagas imediatas já preenchidas.
O documento foi divulgado no Diário Oficial da União, com a assinatura da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Confira aqui!
Veja a seguir a distribuição das nomeações de aprovados nos concursos Ibama e ICMBio:
► Ibama
Analista administrativo: 32 aprovados; e
Analista ambiental: 82 aprovados.
► ICMBio
Analista administrativo: 30 aprovados; e
Analista ambiental: 57 aprovados.
Em ambos os casos, o quantitativo corresponde ao provimento de 25% das vagas ofertadas inicialmente no concurso.
Vale lembrar que o Ibama, inclusive, acabou de dar posse aos mais de 400 aprovados dentro das vagas imediatas. A semana de ambientação dos novos servidores foi encerrada na última sexta-feira, 7.
“É um momento muito especial para a instituição. Desde o início da gestão, em 2023, temos trabalhado pelo fortalecimento do Instituto, e um dos pontos estratégicos para isso é a renovação do nosso quadro”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ao destacar a importância da carreira para o fortalecimento da política ambiental nacional
Em outubro, Qconcursos Folha Dirigida já havia noticiado o interesse do Ibama em realizar a chamada de mais aprovados. O pedido foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente, pasta à qual o Ibama está vinculado, para posterior envio ao MGI.
Aproveite a Orange Fever e transforme sua preparação com até 64% de desconto. Acesse aqui!

Aval para excedentes dos concursos Ibama e ICMBio é publicado oficialmente
(Foto: MMA)
Concurso ICMBio: órgão quer chamar todos os aprovados
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade também busca aproveitar o restante do cadastro de reserva, além dos 25% já autorizados pelo MGI, zerando toda a lista de aprovados.
O objetivo do órgão é realizar essas nomeações no primeiro semestre de 2026, com 400 candidatos que obtiveram a aprovação, mas ainda não foram nomeados.
Desse total, 180 seriam para o cargo de analista administrativo e 220 para analista ambiental.
Nas situações em que o provimento é superior a 25% das vagas imediatas, é necessário um decreto assinado pelo presidente da República. O concurso do ICMBio ficará válido até 1º de julho de 2026.
► Baixe o calendário do concurseiro de novembro e mantenha todos os prazos sob controle!
MGI estuda novos avais para Concursos Federais
Nas últimas semanas, o MGI autorizou diversas chamadas de excedentes em concursos federais, por meio de duas portarias.
A primeira portaria tratou de provimentos superiores a 25% do quantitativo original das vagas, com 1.984 nomeações em diversos órgãos.
Já a segunda portaria autorizou 875 nomeações dentro do limite de 25% previsto em lei.
Embora já tenha autorizado o provimento em dezenas de órgãos, Qconcursos Folha Dirigida apurou que o Governo Federal trabalha com a previsão de novas chamadas, podendo acontecer em 2025 e/ou 2026.
Segundo fontes ligadas ao Governo Federal, os esforços são para conseguir um primeiro aval ainda neste ano. Ele será, prioritariamente, para cargos que não ainda não tiveram chamada de excedentes.
O IBGE, por exemplo, ainda não obteve aval para chamada adicional no cargo de técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio, apenas para os demais cargos.
Já a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os excedentes já autorizados são para especialista em indigenismo, restando outros cargos ainda para provimentos adicionais.
Para 2026, o governo também incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) a previsão de provimentos adicionais em concursos.

















