Enem 2020: notas finais serão divulgadas nesta segunda-feira, 29
As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estarão disponíveis a partir das 18h desta segunda-feira, 29. Saiba como acessar!
Autor:
Publicado em:29/03/2021 às 11:30
Atualizado em:29/03/2021 às 11:30
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 — tanto da versão impressa, como da digital — poderão consultar as notas finais nesta segunda-feira, 29, a partir das 18h (horário de Brasília).
Os resultados poderão ser consultados individualmente na página do participante ou no aplicativo do exame. Já a nota do Enem impresso, feito por treineiros, será divulgada no dia 28 de maio.
Além disso, o Inep informou que também estarão disponíveis as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Para ter acesso ao resultado, os participantes devem utilizar o login único do governo federal.
Se em algum caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar em “esqueci minha senha”.
Serão apresentadas diversas formas para recuperar a conta, como validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular. É preciso escolher uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gerar uma nova senha.
O resultado da redação varia de zero a mil e, além disso, os participantes podem conferir as notas individuais das provas divididas em quatro áreas de conhecimento:
Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
Ciências Humanas e suas tecnologias;
Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
Matemática e suas tecnologias.
A nota do Enem pode ser usada para acesso à educação superior, no Brasil e instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante.
Mais informações podem ser obtidas no portal do Ministério da Educação. Entre os programas estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI). Para isso, é levada em consideração a coerência do estudante. Ou seja, se ele acertar as questões mais difíceis, a banca espera que ele acerte também as mais fáceis.
Caso isso não aconteça, o sistema entende como chute e o candidato pontua menos do que quem acertou as mesmas questões difíceis, mas acertou também as fáceis. Já a redação é corrigida de maneira diferenciada, em que cada prova passa por, no mínimo, dois corretores.