A BASF, empresa química líder em inovação e sustentabilidade, ampliou as frentes do seu programa de estágio Todo Talento. Reconhecido como um dos principais do mercado brasileiro, o programa ganhou novas formas de capacitação e mentoria na edição 2021.
A partir da plataforma de diversidade e inclusão da empresa, foram criadas iniciativas de atração e desenvolvimento específicas para negros, pessoas com deficiência e pessoas trans — grupos já contemplados na atuação da BASF.
Os processos seletivos acontecem ao longo do ano e os interessados devem se inscrever pelo site da Cia de Talentos. A partir de março, será ofertada uma programação completa para receber e desenvolver todos os jovens talentos da companhia.
Boa parte das atualizações foi orientada por pesquisa realizada junto aos estagiários no ano passado. A principal mudança está na ampliação da trilha de conhecimento e desenvolvimento interno.
Através de uma plataforma que realiza match de mentores, os estagiários podem também conhecer mais a fundo as unidades da empresa, se adaptarem mais facilmente à cultura e falar sobre temas como desenvolvimento e carreira.
Há ainda uma plataforma de autoaprendizagem em Inglês para auxiliar estudantes com dificuldade no idioma. Para ampliar o conhecimento sobre a atuação dos negócios, serão organizados encontros de desenvolvimento, como webinars e encontros virtuais, voltados à troca de experiências e networking.
Por meio do LinkedIn Learning, os estagiários terão treinamentos exclusivos sobre temas como inteligência emocional, gestão de tempo, criatividade, atendimento ao cliente, pacote Office, Power BI, e outros. A plataforma de autoaprendizagem conta com 40 horas de aulas em grupo com material didático próprio.
Interessados podem se inscrever durante todo o ano
O programa de estágio Todo Talento é contínuo, ou seja, há oportunidades para diferentes áreas durante o ano todo. Por isso, todas as vagas são para início imediato. Além do processo ser mais rápido, o programa aumenta as chances do estudante ingressar na BASF a partir de uma base de currículo em constante atualização.
As cidades que receberão os estagiários selecionados são: São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Jacareí (SP), Guaratinguetá (SP), Indaiatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Trindade (GO) Camaçari (BA) e Primavera do Leste (MT).
Devido à pandemia, as etapas de seleção estão sendo realizadas 100% de forma virtual. Para alunos de curso superior, a BASF busca estudantes de todos os cursos de graduação e que possam estagiar por, pelo menos, 18 meses. Para isso, é necessário ter disponibilidade para trabalhar 30 horas semanais em horário comercial.
"Somos uma companhia com mais de 150 anos e o programa estágio, para nós, é uma oportunidade de troca e aprendizado com as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho", destaca Letícia Medice, gerente de Aquisição de Talentos e Branding da BASF para América do Sul.
"Para o estudante, é uma oportunidade de estagiar numa companhia líder do seu segmento e multinacional que investe em inovação, em sustentabilidade e que promove um ambiente realmente diverso", completa.