Fies 2021: resultado da pré-seleção sai nesta terça-feira, 2
O resultado da pré-inscrição no Fies 2021 será publicado nesta terça-feira, 2, no site do programa. Veja!
Autor:
Publicado em:02/02/2021 às 12:16
Atualizado em:02/02/2021 às 12:16
Se você está aguardando o resultado da pré-seleção para as bolsas de estudo oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), fique atento. Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil disponíveis no site do programa, a previsão é de que a publicação seja feita ainda nesta terça-feira, 2, pelo Ministério da Educação (MEC).
Os inscritos poderão consultar o resultado no site do programa ou diretamente na instituição onde se inscreveram. Os candidatos pré-selecionados deverão completar sua inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021.
Já os candidatos não selecionados integrarão uma lista de espera. Nesse caso, os estudantes poderão ser convocados, a qualquer momento, entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março, para finalizar seus cadastros. Os convocados terão que complementar a inscrição no prazo de três dias úteis.
Segundo o MEC, para este primeiro semestre serão disponibilizados R$500 milhões para bolsas de financiamento estudantil. Este ano, a oferta é de 93 mil vagas para diferentes instituições da iniciativa privada.
O Fies foi criado em 1999, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Para concorrer a uma bolsa, os candidatos devem preencher alguns requisitos.
Os que não forem selecionados farão parte de uma lista de espera
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Entenda como funciona e quem pode participar do Fies
A seleção é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, estão aptos a participar os candidatos que fizeram as provas entre os anos de 2010 e 2019.
Para isso, os interessados devem ter obtido média acima de 450 e não ter zerado a Redação. Além disso, tem o pré-requisito de renda. O candidato deve comprovar renda familiar mensal brutas, por pessoa, de até três salários mínimos.
As notas do Enem 2020 não poderão ser utilizadas, por conta do adiamento das provas. Devido à pandemia do novo Coronavírus, o exame foi adiado e ocorreu somente em janeiro de 2021.
Desde 2018, existem duas modalidades do programa: o Fies e o P-Fies. O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros. Neste caso, o percentual máximo do valor do curso financiado é definido pela renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.
Já a segunda opção conta com regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes. Para os estudantes que fazem o financiamento por meio dessa modalidade, não há cobrança de juros.