Gerdau Transforma vai capacitar de graça 600 empreendedores do Rio

Programa de capacitação da Gerdau dará aulas gratuitas para jovens do Rio de Janeiro que querem se tornar empreendedores.

Autor:
Publicado em:31/08/2020 às 17:00
Atualizado em:31/08/2020 às 17:00

Tem entre 18 e 29 anos, mora na cidade do Rio de Janeiro e possui vontade de ter um negócio próprio? A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, vai dar um curso gratuito sobre empreendedorismo. [tag_teads]

É o Gerdau Transforma, uma capacitação totalmente online, fruto de uma parceria da empresa com o Instituto Besouro de Fomento Social. O objetivo é capacitar cerca de 600 novos empreendedores.

Para participar, além de ter entre 18 e 29 anos, é preciso estar matriculado ou ter frequentado escola pública, ter vontade de empreender, possuir uma ideia de negócio e viver em zonas periféricas.

As inscrições para participar já estão abertas e vão até 20 de setembro, no site do projeto. A edição ocorrerá entre os dias 21 e 25 deste mesmo mês.

Botão com link para Newsletter

Como será o curso gratuito da Gerdau

Seguindo a metodologia ‘By Necessity®’, desenvolvida pelo Instituto Besouro, a capacitação vai apoiar jovens e pequenos empreendedores a ingressarem no mercado de trabalho “por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual”. 

Os participantes vão aprender desde conhecimentos básicos de como começar uma empresa, como:

  • Abertura de CNPJ;
  • Definição do público-alvo;
  • Noções de lucro;
  • Investimento; e
  • Fluxo de caixa, entre outros assuntos.

Serão 10 etapas de ensino e a ideia é que o aluno já finalize o curso com o plano do futuro negócio nas mãos. 

Período de aulas: 21 a 25 de setembro
Horário: das 18h às 21h
Onde: canal do Youtube da Agência Besouro

 

Curso gratuito para jovens de baixa renda
Curso da Gerdau vai formar jovens empreendedores no Rio de Janeiro
(Foto: Reprodução)

Gerdau Transforma começou com aulas presenciais

Lançada em 2019, a iniciativa da Gerdau era realizada com aulas presenciais em Minas Gerais. Este ano a empresa expandiu o programa para o Rio de Janeiro e, com a pandemia do novo Coronavírus, adaptou as capacitações para o meio virtual. 

"A Gerdau acredita que o empreendedorismo pode impulsionar a capacidade das pessoas comprometidas com a transformação social. Por isso, a educação aliada ao empreendedorismo é um dos pilares de atuação da matriz de responsabilidade social da Gerdau.”

A fala é de Paulo Boneff, head de responsabilidade social da Gerdau. De acordo com ele, a empresa tem dedicado esforços para materializar seu propósito de “empoderar pessoas que constroem o futuro a partir do apoio a projetos voltados ao estímulo e a capacitação de jovens empreendedores."

O presidente do Instituto Besouro e criador do By Necessity, Vinicius Mendes Lima, também comentou sobre a importância da parceria com a Gerdau para incentivar a juventude tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. 

"O objetivo do programa é mostrar aos jovens brasileiros, mexicanos e peruanos que eles são criativos e capazes de empreender, mesmo em tempos de pandemia. Ser empreendedor é acreditar em si e que é possível mudar a comunidade e, quem sabe, o mundo."

Start Gerdau é mais uma oportunidade para jovens de baixa renda

Além da iniciativa Gerdau Transforma, a empresa tem o curso Start Gerdau, que visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Esse também é gratuito, com aulas online e presenciais, além de mentoria por seis meses e mais.

Neste caso, podem participar pessoas com idade entre 18 e 24 anos e que cumprem os seguintes requisitos: 

  • Ensino médio completo ou em fase de conclusão;
  • Estudar em instituição da rede pública;
  • Fazer parte de núcleo familiar com renda inferior a um salário mínimo por pessoa; e
  • Não ter vínculo empregatício atual.

O programa também é voltado para os jovens da cidade do Rio de Janeiro. Os interessados podem se candidatar por meio da página do curso na internet , até o dia 11 de setembro.

O Start Gerdau é uma iniciativa da empresa em parceria com o projeto Start, realizado em colaboração com o Instituto Ser+ e apoiado pela Accenture. Saiba mais aqui!