Governador anunciou 258 convocações do concurso Bombeiros CE
Diversas convocações e novos concursos para a área de segurança pública foram anunciados.
Autor:
Publicado em:18/11/2020 às 19:01
Atualizado em:18/11/2020 às 19:01
O governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou a convocação de 258 aprovados nos últimos concursos para o Corpo de Bombeiros do estado, sendo 208 soldados e 50 oficiais, para fazer parte da corporação. [tag_teads]
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 18, por meio de uma live nas redes sociais do governo (Facebook e Instagram). O efetivo do Corpo de Bombeiros conta hoje com mais de 1.700 homens, destes, mais de 500 foram convocados durante o governo de Camilo.
Durante a transmissão, diversas convocações e novos concursos para a área de segurança pública foram anunciados. Ao todo, serão mais de 3 mil homens contratados para fortalecer a segurança pública do Ceará. Confira:
Polícia Militar - 2.200 vagas
Polícia Civil - 500 vagas
Pefoce - 170 vagas
Bombeiros - convocação de 258 aprovados dos últimos concursos
O chefe do Executivo não deu detalhes sobre o cronograma, nem prazos, mas disse que a Segurança Pública será prioridade, e ainda destacou que as contratações serão feitas de acordo com um planejamento. Ao que tudo indica, a convocação dos classificados será a partir no início de 2021.
Concursos para o Corpo de Bombeiros ofertou 300 vagas
Os concursos CBM CE, realizados em 2012 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, ofereceram 300 vagas para soldado e oficial. Desse total, 270 oportunidades foram para praças, com exigência de nível médio, e 30 para oficiais, que tinha como pré-requisito o nível superior.
Candidatos de ambos os sexos puderam entrar na disputa, mas além da comprovação a escolaridade, outros pré-requisitos foram exigidos, como:
Ter idade igual ou superior a 18 e inferior a 30 anos na data de matrícula do curso de formação;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação da categoria "AB";
Ter, no mínimo, 1,62m de altura, se do sexo masculino, e 1,57m, se feminino.
Além disso, o candidato com tatuagem definitiva, visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas, foi considerado incapacitado para ingressar nas carreiras.
Os salários iniciais oferecidos na época foram de R$2.638,61 para soldados e de R$4.121,78 para oficiais.
Todos os concorrentes foram avaliados por meio de várias etapas: provas objetivas, exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação, durante o qual serão aplicadas avaliação psicológica, física, investigação social e exame final objetivo das disciplinas teóricas e práticas, além da nota de avaliação de conduta.
Resumo do concurso CBM CE
Órgão: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Ano: 2012
Nível: médio
Vagas: 300
Cargos: soldados e oficiais