'Sou um defensor dos concursos públicos', diz governador do DF

Durante a posse de novos servidores, o governador do DF, Ibaneis Rocha, defendeu a realização de concursos e projeta mais nomeações.

Autor:
Publicado em:20/08/2021 às 11:47
Atualizado em:20/08/2021 às 11:47

O Distrito Federal empossou, na última quinta-feira, 19, mais de 100 novos servidores que vão reforçar os trabalhos em três secretarias. E, de acordo com o governador do DF, Ibaneis Rocha, ele é um defensor de concursos públicos.

O chefe do executivo ainda falou que estão previstas mais nomeações para o ano de 2021 e prometeu continuar investindo na contratação de novos servidores.

O ato de nomeação aconteceu no Palácio do Buriti. Foram 88 novos servidores para atuar na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), 22 na Secretaria da Mulher e três na Secretaria de Justiça (Sejus). As informações foram confirmadas pela Agência Brasília.

De acordo com o Jornal Metropoles, Ibaneis disse:

“Sou um defensor do concurso público. Estamos passando por um período de muita tensão com essa pandemia. Mas, a principal obra, é cuidar de pessoas com necessidades. E esse governo não tem falhado nisso. Estou muito feliz. E eu espero, até o final desse ano, nomear todos os aprovados nesse concurso. Tenho certeza que irão desempenhar um belíssimo trabalho nas secretarias que assumirem”, disse o governador do DF.

Ibaneis ainda prometeu mais servidores na área social, até o final do ano. “Em época de dificuldade agravam-se os problemas sociais. E nessa hora o governo tem que resolver os problemas da população”, concluiu.

Concursos DF autorizados serão para repor equipes, diz governador

De acordo com o Governo do Distrito Federal, desde o início do ano foi viabilizada a nomeação de mais de 9,3 mil servidores em diferentes áreas. Muitos, inclusive, ajudaram no contexto da pandemia da Covid-19.

Os chefes das secretarias contempladas com novos servidores também estiveram presentes e comemoraram o reforço.

Governador Ibaneis Rocha assinando a posse dos aprovados
Governador do DF apoia concursos e empossa novos servidores
(Foto: Agência Brasília)

Governo do DF institui unidades de apoio para concursos 2021

Na última terça-feira, 17, o Governo do Distrito Federal instituiu unidades de apoio para a realização dos concursos DF 2021. O ato foi feito pela secretária executiva da Secretaria de Economia.

portaria que estabelece as unidades foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira, 17, e está assinada pela secretária Gilvanete Mesquita da Fonseca.

O documento estabelece que o objetivo é "permitir a gestão dos processos dos concursos públicos e a apresentação de propostas de forma remota, por parte das instituições interessadas em realizar os concursos."

Concursos DF: secretário fala de editais, autorizações e nomeações

Com isso, as unidades de apoio deverão ajudar na viabilização dos concursos autorizados pela Economia, bem como no processo de escolha da banca.

Folha Cursos

Distrito Federal tem 14 concursos autorizados

Em março de 2020, a portaria assinada pelo secretário de Economia, André Clemente, foi publicada no Diário Oficial confirmando aval para 14 carreira, sendo elas:

  • Apoio às Atividades Policiais Civis - PCDF
  • Assistência Pública à Saúde - SES DF
  • Atividades de Defesa do Consumidor - Procon DF
  • Atividades de Trânsito - Detran DF
  • Auditoria de Atividades Urbanas⠀
  • Cirurgião dentista - SES DF
  • Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária⠀
  • Enfermeiro⠀- SES DF
  • Gestão de Resíduos Sólidos - SLU
  • Médico - SES DF
  • Planejamento Urbano e infraestrutura⠀
  • Auditoria de Controle Interno - CGDF
  • Assistência à Educação - SEDF
  • Magistério - SEDF

Entretanto, de acordo com a publicação, a realização dos concursos e provimento das vagas ainda depende de um novo aval prévio da pasta, já que consta:

"A realização dos concursos a que se refere o art. 1° depende de manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às Secretarias Executivas desta Pasta."

O provimento dos cargos autorizados pela pasta estão condicionados à:

  • existência de vagas no cargo no qual se dará o provimento;
  • ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições, até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020; e
  • adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A pasta ainda esclarece que o quantitativo de vagas imediatas e previsão de cadastro de reserva serão os previstos nos processos indicados, de acordo com todos os termos da portaria.

Quer ser aprovado em concursos?

Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...