Governo Federal mantém 52% dos servidores em trabalho remoto

O Governo Federal divulgou dados atualizados sobre o trabalho remoto e casos confirmados de Coronavírus no Poder Executivo Federal. Confira!

Autor:
Publicado em:25/05/2020 às 12:22
Atualizado em:25/05/2020 às 12:22

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia divulgou no último dia 20 dados atualizados sobre o trabalho remoto e casos confirmados de Coronavírus no Poder Executivo Federal. As informações foram coletadas entre os dias 11 e 15 de maio.  

Mais da metade (56%) das unidades administrativas de gestão de pessoas encaminharam os dados à SGP referentes à semana de 11 a 15 de maio. O percentual representa 166.286 servidores ativos ou 60% dos servidores públicos civis do Poder Executivo Federal. [tag_teads]

De acordo com o levantamento, 86,7 mil servidores públicos federais estão trabalhando de casa. O número representa 52% da força de trabalho total que atua no âmbito da Administração Pública Federal. O trabalho remoto foi implantado como uma maneira de evitar os riscos de contaminação por Covid-19 entre os servidores.

O sistema também registrou o número de casos confirmados de Coronavírus entre os profissionais. Até o fechamento do levantamento, foram computados 1.111 casos.

+ Especialista orienta como manter o equilíbrio mental na quarentena

Home Office
Servidores atuam em home Office para reduzir chances de contaminação
por Covid-19 (Foto: Pixabay)


Dados não incluem informações sobre Rede de Ensino Federal

Os dados referentes à Rede de Ensino Federal (universidades, institutos e demais instituições de ensino federais) foram divulgados diretamente no site do Ministério da Educação. Dessa forma, esses servidores não estão inclusos no levantamento divulgado pelo Ministério da Economia.

De acordo com dados do Painel Geral do Ministério da Educação, 79,81% das pessoas que atuam na Rede Federal de ensino estão com suas atividades suspensas por conta da pandemia. Os dados foram atualizados na manhã desta segunda-feira, dia 25.

No caso das Universidades Federais, são 1,06 milhões de trabalhadores parados, o que representa 78,93% do número total de profissionais. Nos Institutos Federais, Cefets e o Colégio Pedro II, são 825 mil profissionais com as atividades suspensas, ou seja, 80,83% de toda a equipe de trabalho.

Botã com link para curso de preparação

Governo Federal mantém campanha de apoio ao servidor

Além dessas análises, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal trabalha prestando apoio aos 600 mil servidores públicos federais. Desde o dia 20 de março está no ar campanha #contecomigo

Semanalmente sã liberadas aos servidores dicas sobre como lidar com a pandemia do novo Coronavírus, enquanto continuam trabalhando e entregando um serviço de qualidade. A principal ideia da iniciativa é criar uma rede de apoio aos mais de 600 mil servidores públicos que hoje atuam na Administração Pública Federal.

Os servidores aprendem a conciliar a rotina de trabalho com os cuidados com sua saúde e bem estar. Na página da campanha ainda há instruções normativas com orientações sobre a gestão de pessoal durante este período de distanciamento social.