Sem concurso, ICMBio divulga edital com 40 vagas de brigadista

O ICMBio divulgou um novo edital de processo seletivo para contratar temporários que vão atuar no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Autor:
Publicado em:18/06/2021 às 11:39
Atualizado em:18/06/2021 às 11:39

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realiza um novo processo seletivo ICMBio visando a contratação temporária. Dessa vez, o edital visa preencher 40 vagas para brigadista.

edital ICMBio

O edital de abertura foi confirmado pelo governo federal e traz as principais regras e condições. Entre elas, as inscrições que poderão ser online ou presencialmente.

Todas as oportunidades são para quem tem o nível fundamental, com duração de contrato de seis a 24 meses, bem como consta na tabela a seguir:

Setor de exercício Nível Área temática Duração do contrato Requisitos mínimos de escolaridade Vagas
Brigada Nível I - Brigadista Brigada de Prevenção e combate a incêndios 6 meses Ensino Fundamental incompleto 30
Brigada Nível II – Chefe de Esquadrão Brigada de Prevenção e combate a incêndios 6 meses Ensino Fundamental incompleto 6
Ainda definir Nível I Agente de apoio ao monitoramento ambiental e patrimonial. 24 meses Ensino Fundamental incompleto 1

Inscrições serão recebidas até 23 de junho

De acordo com o edital de abertura deste processo, as inscrições serão realizadas pela internet. Para isso, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la, junto com os demais documentos, para o seguinte e-mail: parnadiamantina@icmbio.gov.br

O prazo para envio é até 23 de junho. Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderá ser realizada a inscrição presencialmente.

A inscrição presencial será na próxima terça-feira, 22, das 14h às 17h, na Sede Administrativa (Rua Barão do Rio Brando, Centro, Palmeiras, Bahia).

Os documentos necessários são:

  • Documento pessoal, com foto e comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade) – documento original e cópia, e RNE (para estrangeiros);
  • CNH (categorias B, C, D ou E) - Apenas para os candidatos que concorrerão às vagas de chefe de esquadrão (Nível II);
  • Atestado Médico, comprovando que o candidato se encontra “APTO a realizar atividades físicas”, emitido nos últimos 30 (trinta) dias. Em caso de impossibilidade de emissão devido às dificuldades relacionadas à pandemia de COVID 19, o documento deverá ser entregue no ato da contratação.
  • Tipagem Sanguínea e Fator RH – documento original e cópia. Em caso de impossibilidade de emissão devido às dificuldades relacionadas à pandemia de COVID 19, o documento deverá ser entregue no ato da contratação;
  • Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc) ou declaração de residência assinada pelo candidato – documento original e cópia;
  • Comprovante de Escolaridade conforme exigência para cada vaga, especificado no item 1.1 – documento cópia. Quando o requisito de escolaridade for ensino fundamental incompleto, será aceita declaração do próprio candidato de que sabe ler e escrever;
  • Comprovação de experiência (currículo) - conforme exigência para cada vaga especificada neste Edital nos subitens do item 3 e nos quadros anexos, preenchido com os devidos documentos que comprovem as experiências de trabalho e capacitações realizadas – documentos originais e cópias.
(Foto: Divulgação)
ICMBio divulga edital para contratar brigadistas temporários
(Foto: Divulgação)

Os concorrentes serão avaliados por meio de uma análise curricular. A avaliação e a classificação serão realizadas pela análise da experiência apresentada nos currículos e comprovações entregues pelos candidatos no ato de inscrição.

A ficha de inscrição pode ser acessada pelo candidato no site do Governo Federal.

Concurso Ibama e ICMBio: Meio Ambiente promete mais vagas

Em maio, foi noticiado que o Ministério do Meio Ambiente deve realizar contratações efetivas em breve. A expectativa é de sejam anunciados novos concursos Ibama e ICMBio com mil vagas.

As informações foram divulgadas pela reportagem da CNN, que informou o fato da pasta busca querer reforçar o quadro de servidores dos órgãos, devido ao período de secas, quando se tem uma alta de queimadas florestais. 

As oportunidades, se confirmadas, deverão ser para cargos como fiscais e analista, distribuídas entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Recentemente, o Ibama recebeu a autorização para o preenchimento de 1.659 vagas temporárias.

+ À espera de concurso, Ibama tem aval para 1.659 vagas temporárias