Inscrições abertas para o concurso IME com vagas de nível superior
O edital novo concurso IME 2020/2021 foi divulgado no fim de junho e traz vagas de nível superior para engenheiros.
Autor:
Publicado em:23/06/2020 às 06:48
Atualizado em:23/06/2020 às 06:48
O Instituto Militar de Engenharia divulgou, nesta terça-feira, 23, mais um edital para o seu concurso IME.Ao todo, são oferecidas seis vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do quadro de engenheiros militares de 2020/2021.
Do total de vagas, cinco são para a área de Engenharia de Computação e uma para Engenharia de Produção. Desta forma, para concorrer, os interessados devem ter o nível superior completo, na área de interesse.
Além da graduação, é preciso ter, no máximo, 26 anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (2021). O IME ainda exige altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino ou de 1,55 m para as concorrentes do sexo feminino.
Os aprovados em todas as etapas ingressarão no curso de formação, na condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM) e, se aprovado, será matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).
Enquanto matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato será considerado primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe, fazendo jus ao soldo inicial de R$8.245. Os militares ainda poderão receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.
Os interessados no concurso IME 2020/2021 poderão se inscrever a partir do dia 16 de julho, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia. As inscrições serão aceitas até o dia 1º de setembro.
Para efetivar a inscrição, será preciso pagar uma taxa de R$110. No entanto, há possibilidade de isençãopara candidatos com os seguintes perfis:
Dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante;
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda; ou
Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Os candidatos do concurso IME serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exame intelectual; inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; e procedimento de heteroidentificação.
A primeira etapa será composto por três provas. A primeira delas ocorrerá no dia 28 de outubro, após as 13h30, contendo questões de Conhecimentos Específicos, de acordo com a área de Engenharia escolhida.
Já no dia 29 de outubro será aplicadas as provas objetivas de Português (mais redação) e Inglês. O exame também terá início às 13h30. Para ser aprovado, será necessário obter nota igual ou superior a cinco, em cada disciplina.
As provas ocorrerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.
Os aprovados realizarão as demais etapas do concurso. Os habilitados em todas as fases serão matriculados no curso de formação, com início no dia 8 de fevereiro de 2021.