Qual o real impacto do Coronavírus no mundo dos concursos? Entenda!

Como o Coronavírus afeta os concursos e a rotina de quem estuda? O professor Rodrigo Gomes faz uma análise dos recentes acontecimentos.

Autor:
Publicado em:31/03/2020 às 17:00
Atualizado em:31/03/2020 às 17:00

Pensando nisso, o professor Rodrigo Gomes, que leciona no curso preparatório Alfacon, fez uma análise do atual cenário e como isso tem impactado no mundo dos concursos públicos.

Para Rodrigo, em uma primeira análise é possível verificar e dividir esse cenário em três grandes impactos, sendo eles: rotina de estudos, concursos em andamento e concursos previstos.

O especialista explica o que cada significa:

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram

1. Rotina de estudos

No impacto rotina de estudos, o professor analisa que embora seja grande, não muda em escalas desfavoráveis. Segundo Rodrigo, essa mudança é até para melhor, pois quem tinha poucas horas ou quase nenhuma de estudo (em virtude de trabalho), pode ter a chance de correr atrás do tempo perdido.

Além disso, cita ainda a necessidade de uma concentração alheia maior ao mundo externo, o que necessita uma quantidade de horas maior do cotidiano.
 

2. Concursos em andamento

Esse impacto já pode ser considerado bem mais relevante e negativo ao concurseiro. Houve prejuízos em vários quesitos e situações, de preferência materiais.

O cancelamento e adiamento de algumas provas e concursos fez com que a rotina e o planejamento de muitos candidatos caísem por água abaixo. Foram investimentos em taxas de inscrição, passagem, hospedagem; tudo isso que geralmente leva um bom tempo para remarcar e correr atrás.

Mas, o que pode tornar esse momento menos catastrófico é a compreensão e possibilidade das empresas de ameninzar esses gastos. Muitas instituições usaram do bom senso e facilitaram as remarcações, devolução e reconsideraram as taxas.

+ Calamidade pública. Decreto afeta concursos públicos? Entenda!
 

3. Editais previstos

Todo mundo sabe que um concurseiro de verdade conta os dias pelo lançamento do edital de abertura do concurso dos sonhos. É uma preparação que leva semanas, meses, se não anos.

E essa pandemia do Coronavírus congelou os preparativos de algumas seleções. Com isso, alguns editais previstos para sair devem sofrer atraaso. Exemplo foi o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, cujos editais devem ficar para depois de abril.

Mas, mesmo com esse cenário desfavorável, o especialista enxerga algo positivo a ser levado em consideração.
 

"Gera apenas um pseudo prejuízo em se analisando a ansiedade dos alunos, no entanto, não há como se ver assim devido ao tempo que se ganha para terminar editais muito longos.

 

(Foto: Frank Nery/Governo de Rondônia)
Coronavírus adia provas de concurso e paralisa preparativos de editais
(Foto: Frank Nery/Governo de Rondônia)


Concursos paralisados pelo Coronavírus: vantagens x desvantagens


O professor de Direito Constitucional e Direito Processo Penal listou e relembrou que esse momento de crise emergencial na Saúde Pública do país trouxe vantagens e desvantagens.

A principal desvantagem, segudo Rodrigo, foi o grande número de provas remarcadas. Ele usa como exemplo o concurso Polícia Civil-DF para o cargo de escrivão, que teria provas aplicadas no dia 15. O comunicado foi divulgado apenas quatro dias antes do exame.

Rodrigo relembra que o fato do aviso ter sido próximo da aplicação, mesmo sendo algo emergencial, pode ter trazido prejuízos aos candidatos. 

A vantagem é o tempo maior para estudos. Afinal, é importante lembrar que a maioria dos concursos tiveram suas provas suspensas e não o cancelamento do concurso. Assim que o período de isolamento social passar devido à crise do Coronavírus, essas datas serão remarcadas.
 

"Infelizmente, trata-se de situação excepcional (sem prazo determinado). Não há como fazer qualquer espécie de previsão sobre retomada. No entanto, imaginamos que final de abril poderemos ter algum cenário mais concreto para que façamos alguma previsão de retomada."


Nesse período de crise na Saúde Pública, cresceu o número de seleções temporárias. Muitos órgãos, municípios, autarquias e outras instituições divulgaram editais para a contratação excepcional por tempo determinado de profissionais.

Essa demanda foi adotada para suprir a necessidade devido ao Coronavírus. E a maioria, senão todas, as oportunidades são para cargos da área da Saúde.

Rodrigo Gomes explica que não há como o governo ficar imune a qualquer tipo de prestação de contas. Mas, a medida que pode ser adotada em momentos de crise como a da covid-19 é a não necessidade de autorização para abrir seleções temporárias. 

Ele explica que haverá essa prestação de contas (obrigatória) em um outro momento oportuno, sob pena de responsabilidade de medidas levianas e infundadas. Rodrigo ainda ressalta que contratações sem concurso público, em caráter temporário, são autorizadas pela Constituição. Portanto, é um processo legal, desde que seja por tempo determinado e mediante contrato.
 

Continuem seus estudos. Não há o que se preocupar. Estamos unidos e conscientes. Vamos vencer mais essa batalha. OS concursos voltarão com toda a força. Logo, você nesse momento, só tem que continuar sua luta diária com a certeza de que está por uma ótima causa. O serviço público vai continuar...e vai precisar de você muito bem preparado. Estamos juntos porque somos iguais."


Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!
 

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas