Ex-ambulante, empreendedor Urubatan conquista mais de 150 mil alunos
Quer saber como se tornar um empreendedor de sucesso? Conheça a história de Edson Urubatan e inspire-se!
Autor:
Publicado em:05/02/2021 às 08:00
Atualizado em:05/02/2021 às 08:00
Você já pensou como a sua vida pode mudar da noite para o dia? É assim com muita gente, mas a diferença é que isso não acontece sem esforço e a famosa força de vontade.
É pensando e refletindo dessa forma que o Notícias que Inspiram da Folha+dessa semana te conta mais uma história bem motivadora, a de Edson Urubatan, que já foi ambulante na praia, mas hoje é um reconhecido empreendedor de sucesso.
Ele, não se abateu perante as dificuldades e foi à luta, pensando que era capaz de reverter uma situação difícil e conquistou um status de muito orgulho pessoal e profissional.
Atualmente, ele é educador e idealizou uma metodologia de ensino que já conquistou milhares de alunos, que os ajuda na formação e realização de sonhos na carreira.
Edson Urubatan é empreendedor de sucesso e inspira com método de
ensino inovador (Foto: Divulgação)
Da praia ao empreendedorismo, a trajetória de Urubatan
Antes de saber sobre a chegada no topo e ascensão é importante conhecer o início de tudo. Como Edson Urubatan chegou nessa posição de referência e conquistas?
Engana-se quem pensa que o início de tudo foi fácil e promissor. Mas, por outro lado, a infância difícil nunca foi um fator limitante para ele. Sua mãe já foi moradora de rua e, por isso, ela e seu pai blindaram os dois filhos da dura realidade.
“Nós não sabíamos que existia um mundo além do que nos era apresentado e quando tínhamos oportunidade, nossos pais nos mostravam uma felicidade além das aparências”, destaca Urubatan.
Ele ainda comenta que essa realidade vivida fez com que ele tirasse as melhores lições.
“Aprendi que não era pior nem melhor que ninguém, somos somatório de sorte e dificuldade, e cada um tem no profundo proporções semelhantes de vantagens e desventuras. Minha cor, fé, bens, força, habilidades, me faz tão poderoso ou frágil quanto qualquer um. Sabendo disso, posso me esforçar e realizar tudo”.
Primeiro passo no mercado foi com a carreira militar
Urubatan revela que a sua trajetória no mercado de trabalho foi iniciada com a carreira militar. Ele conta que acreditava que ao se tornar um oficial do Exército conseguiria uma estabilidade financeira para ele e sua família.
Mas, pondera que, diferentemente do que acreditava, a carreira não foi bem-sucedida e, formado em Matemática e Física, começou a buscar emprego em outras áreas, sem sucesso.
Foi então que, indo às praias, deu o seu primeiro passo como empreendedor.
“Empreendi por necessidade, não por opção. Todos de origem humilde, em sua maioria costumam iniciar seus trabalhos empreendendo, vendendo picolé, sanduíche, roupas e etc”, narra Urubatan.
A grande virada da sua vida
O empreendedor diz que a grande virada aconteceu quando, junto com o trabalho informal, começou a dar aulas em casa e em algumas escolas, desenvolvendo um método rápido de aprendizado.
“Certo dia, um aluno que estudava na minha casa me comunicou que havia passado em um concurso e que havia gabaritado a prova. Foi quando dei o meu start em um empreendimento educacional, o Curso Pec”, diz o professor.
Segundo Urubatan, essa foi mais uma tentativa da qual o começo não foi nada fácil, e precisou pedir carteiras escolares de porta em porta, ajuda de amigos e familiares até conseguir inaugurar a empresa: o Colégio Curso Pec, uma rede de escolas e cursos preparatórios.
Com 4 anos, Edson Urubatan já tinha atingido a marca de 5 mil alunos e era proprietário de três escolas. Ele revela que se baseou nas culturas mais admiradas em educação do mundo, tais como Finlândia, Canadá, Inglaterra, França, EUA e China para desenvolver o MODA, uma metodologia que visa organizar os processos em sala de aula, otimizando as diversas práticas aplicadas em sala de aula, sem restringir o professor a uma única ferramenta.
“Após um ano e meio tendo prejuízo com os cursos, com muitas dificuldades e uma enorme energia aplicada no empreendimento, fui em busca do sucesso e inaugurei os colégios. Eu realmente acreditava muito que estava fazendo a coisa certa e em poucos meses, a situação se reverteu. Os resultados apareceram, os aprovados eram reconhecidos pelas ruas e nossos feitos ganharam notoriedade. Tanto as escolas quanto os cursos começaram a dar um lucro significativo."
Sai o professor, entra o empresário
Após anos a frente dos projetos, atualmente Urubatan conta que o professor deu lugar ao empresário.
“Dou aulas esporadicamente para educação básica, para pedagogos, de forma aleatória, e principalmente explicando sobre os métodos, questões educacionais e a metodologia MODA”.
Ele ainda revela que a dedicação como empresário, hoje, consome a maior parte do seu tempo. Além disso, isso já o rendeu premiações como a de Empreendedor do Ano pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo.
Entretanto, para o empresário, seu maior prêmio é o resultado de seus alunos.
"A vitória e a transformação da vida das pessoas é o verdadeiro reconhecimento. Temos o 1º , 2º e 3º lugares nos principais concursos nacionais e universidades, como Colégio naval, EFOMM, UERJ, UFRJ, Fuzileiros , ESSA , Especex , AFA, Epcar, ENEM e entre outros”.
_________
E você, o que achou dessas histórias? Você conhece alguma outra que merece destaque e possa ser contada aqui na Folha+?
Então, que tal deixar a sua contribuição? Curta, comente, compartilha e nos mande mensagem dizendo uma notícia, história ou ocorrido que possa inspirar mais pessoas a não desistirem dos seus sonhos. Afinal, mesmo em meio à dificuldade, existem pessoas boas dispostas a te ajudar.