Instituto Souza Cruz capacita empreendedoras cariocas e paulistas
O Decola Jovem é voltado para quem já é uma microempreendedora, ou para quem sonha em tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio rentável.
Autor:
Publicado em:19/02/2021 às 14:00
Atualizado em:19/02/2021 às 14:00
A crise do novo Coronavírus fez com que muitas pessoas buscassem uma alternativa de renda em meio à pandemia. De janeiro a setembro de 2020, por exemplo, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e despertar o potencial de jovens em situação de vulnerabilidade, o Instituto Souza Cruz oferecerá na Semana do Dia Internacional da Mulher o curso Decola Jovem.
A iniciativa é voltada para mulheres com idade entre 18 e 35 anos moradoras dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, destina-se a quem já é uma microempreendedora, ou para quem sonha em tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio rentável. As inscrições são gratuitas e serão recebidas até 5 de março no site do programa.
As aulas serão transmitidas pelo Youtube entre os dias 8 e 12 de março, das 19h às 22h. Ao final do curso, as alunas certificadas receberão uma mentoria durante 90 dias, com acompanhamento de consultores especializados em negócios, e ainda poderão participar de um grupo exclusivo no WhatsApp - tudo para incentivá-las a continuarem seus empreendimentos.
Helen Janata, coordenadora do Instituto Souza Cruz, afirma que o curso é um caminho para a geração de renda de mulheres, que muitas vezes são as únicas provedoras de suas famílias.
"Nós acreditamos que uma forma de driblar este cenário econômico desafiador é investir na capacidade criativa feminina. Este é um período de incertezas, mas também de oportunidades. Planejamos esta edição do Decola Jovem para que essas mulheres tenham acesso a um conteúdo rico, com estratégias que resultem na geração de renda tanto para elas quanto para suas famílias", ressalta.
O curso Decola Jovem é baseado na metodologia By Necessity®, criada pelo Instituto Besouro, que usa a vivência de cada um para a criação e manutenção de um negócio com baixo custo.
Ao final de onze etapas, as alunas estarão prontas para tirar o negócio do papel ou acelerar os empreendimentos já existentes. Nas aulas, são abordados temas como: produto e serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas e fluxo de caixa. Confira as etapas do curso:
Meu Sonho
Meu Perfil
Criatividade
Meu Negócio
Minha Marca
Minha Pesquisa
minhas Vendas
Meu RH
Minhas Finanças
Minha Análise
Plano de Ação
Participante da primeira edição do Decola Jovem, realizada em 2019 na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a microempresária Lohanny Machado viu o seu negócio de pipocas gourmet alavancar e seu faturamento quintuplicar com os ensinamentos e mentoria do programa. Ela aprendeu a distinguir receita de despesa, calcular o capital de giro, se capitalizar, além de entender a importância de ter uma forte presença na internet.
"Após o Decola Jovem, minha vida mudou para melhor. Mesmo com a pandemia, consegui criar formas de manter minha empresa viva, gerando renda para mim e para minha família", afirma a jovem empresária de Duque de Caxias.
Resumo Decola Jovem
Público-alvo: mulheres paulistas e cariocas de 18 a 35 anos que querem montar ou estruturar seu próprio negócio ou que já sejam microempreendedoras
Data: 8 a 12 de março, das 19h às 22h, via Youtube