A crise do novo Coronavírus fez com que muitas pessoas buscassem uma alternativa de renda em meio à pandemia. De janeiro a setembro de 2020, por exemplo, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino e despertar o potencial de jovens em situação de vulnerabilidade, o Instituto Souza Cruz oferecerá na Semana do Dia Internacional da Mulher o curso Decola Jovem.
A iniciativa é voltada para mulheres com idade entre 18 e 35 anos moradoras dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, destina-se a quem já é uma microempreendedora, ou para quem sonha em tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio rentável. As inscrições são gratuitas e serão recebidas até 5 de março no site do programa.
As aulas serão transmitidas pelo Youtube entre os dias 8 e 12 de março, das 19h às 22h. Ao final do curso, as alunas certificadas receberão uma mentoria durante 90 dias, com acompanhamento de consultores especializados em negócios, e ainda poderão participar de um grupo exclusivo no WhatsApp - tudo para incentivá-las a continuarem seus empreendimentos.
Helen Janata, coordenadora do Instituto Souza Cruz, afirma que o curso é um caminho para a geração de renda de mulheres, que muitas vezes são as únicas provedoras de suas famílias.
"Nós acreditamos que uma forma de driblar este cenário econômico desafiador é investir na capacidade criativa feminina. Este é um período de incertezas, mas também de oportunidades. Planejamos esta edição do Decola Jovem para que essas mulheres tenham acesso a um conteúdo rico, com estratégias que resultem na geração de renda tanto para elas quanto para suas famílias", ressalta.
(Foto: Pixabay)
O que + você precisa saber:
- Empreender em 2021: Sebrae mapeia mais de 400 ideias de negócios
- SoftBank apoia DS4A para formar talentos de TI com mais equidade
Curso Decola Jovem terá 11 etapas de aprendizagem
O curso Decola Jovem é baseado na metodologia By Necessity®, criada pelo Instituto Besouro, que usa a vivência de cada um para a criação e manutenção de um negócio com baixo custo.
Ao final de onze etapas, as alunas estarão prontas para tirar o negócio do papel ou acelerar os empreendimentos já existentes. Nas aulas, são abordados temas como: produto e serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas e fluxo de caixa. Confira as etapas do curso:
- Meu Sonho
- Meu Perfil
- Criatividade
- Meu Negócio
- Minha Marca
- Minha Pesquisa
- minhas Vendas
- Meu RH
- Minhas Finanças
- Minha Análise
- Plano de Ação
Participante da primeira edição do Decola Jovem, realizada em 2019 na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a microempresária Lohanny Machado viu o seu negócio de pipocas gourmet alavancar e seu faturamento quintuplicar com os ensinamentos e mentoria do programa. Ela aprendeu a distinguir receita de despesa, calcular o capital de giro, se capitalizar, além de entender a importância de ter uma forte presença na internet.
"Após o Decola Jovem, minha vida mudou para melhor. Mesmo com a pandemia, consegui criar formas de manter minha empresa viva, gerando renda para mim e para minha família", afirma a jovem empresária de Duque de Caxias.
Resumo Decola Jovem
- Público-alvo: mulheres paulistas e cariocas de 18 a 35 anos que querem montar ou estruturar seu próprio negócio ou que já sejam microempreendedoras
- Data: 8 a 12 de março, das 19h às 22h, via Youtube















