Lei da Internet das Coisas pode gerar milhões de empregos, diz ministro
O Ministério das Comunicações acredita que nova lei sobre Internet das Coisas pode gerar milhões de empregos.
Autor:
Publicado em:24/11/2020 às 09:42
Atualizado em:24/11/2020 às 09:42
No último dia 19 de novembro o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 6.549/2019, que incentiva a chamada Internet das Coisas. Ele reduz a zero as taxas de fiscalização de instalação e as de fiscalização de funcionamento dos sistemas de comunicação máquina a máquina.
Na prática, isso vai impactar em algumas coisas, o que inclui a geração de 10 milhões de novos empregos. Pelo menos é essa a perspectiva do Ministério das Comunicações, como disse o ministro da pasta, Fábio Faria, à Agência Brasil.
“Além de impulsionar o uso de novas tecnologias, tanto dentro de casa como no agro (negócio), a internet das coisas vai também proporcionar a geração de milhões de empregos em todo o Brasil. Mais um passo assertivo para contribuir com a retomada da economia em 2021.”
Máquina a máquina (M2M) é um padrão de comunicação entre máquinas e tem como objetivo conectar um dispositivo a um computador remoto, sem a necessidade de interações humanas. [tag_teads]
O que é Internet das Coisas?
Esse termo tem ganhado cada vez mais visibilidade, mas o que ele significa, afinal? Basicamente, é a interconexão digital de objetos, o modo como objetos físicos estão conectados por sensores inteligentes e softwares.
Neste caso, ‘coisas’ são todo tipo de equipamento que pode ser conectado de formas diferentes. Como exemplifica a Agência Brasil:
“De um caminhão para acompanhamento do deslocamento de frotas de transporte de produtos a microssensores que monitoram o estado de pacientes a distância em hospitais ou fora deles.”
A Internet das Coisas permite, por exemplo, o uso coordenado e inteligente de aparelhos para controlar diversas atividades, do monitoramento com câmeras e sensores até a gestão de espaços e de processos produtivos.
“Essa utilização de redes por dispositivos, sem intervenção humana, que trocam dados entre si é o chamado sistema máquina a máquina.”
Governo espera que nova Lei sobre Internet das Coisas gere empregos
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
Texto segue para sanção do presidente Bolsonaro
O PL nº 6.549/2019, que cria isenção tributária para dispositivos e sistemas de comunicação máquina a máquina, segue agora para sanção presidencial. Quando o presidente Jair Bolsonaro sancionar o texto ele passará a valer efetivamente.
Na prática, a nova lei vai viabilizar a implementação da Internet das Coisas e a expectativa é que a implementação dela e da internet 5G gere mais de 10 milhões de empregos e experiências automatizadas.
Essa automação pode ser em larga escala, como exemplifica novamente a Agência Brasil: como carros autônomos ou indústrias robotizadas. Ou em pequena escala, como eletrodomésticos inteligentes e relógios de pulso com sensores corporais, chamados de smartwatches.
A isenção prevista no projeto terá prazo de cinco anos. O projeto também dispensa a licença para esses equipamentos funcionarem.