Mapa anuncia quarta convocação para médicos veterinários temporários

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou mais uma lista de aprovados na seleção para médicos veterinários.

Autor:
Publicado em:13/11/2019 às 13:48
Atualizado em:13/11/2019 às 13:48

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União na última terça-feira, dia 12, mais uma chamada de aprovados no processo seletivo para médicos veterinários.

Dessa vez foram convocados 32 profissionais. Os selecionados podem acompanhar as novidades referentes ao processo na página do Mapa destinada às seleções.

Além disso, foi publicada a lista dos aprovados na chamada anterior, que não tomaram posse. Os novos selecionados devem providenciar os exames laboratoriais e complementares necessários para o exame admissional.

A fase de exame admissional será realizada entre os dias 18 e 29 de novembro. Os convocados deverão agendar seus exames nas Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos estados onde são oferecidas vagas.

Processo seletivo foi realizado em 2017

O processo seletivo para o Mapa foi realizado em 2017. A oferta foi de 300 vagas, para o cargo de médico veterinário, que exige o nível superior. As oportunidades foram distribuídas por diversas cidades do país. A maior parte ficou concentrada nas cidades de Brasília (DF), Ubiratã (PR), Francisco Beltrão (PR) e Seara (SC).

A remuneração é de R$6.710,58. O contrato dos profissionais tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Mapa. 

Os candidatos do processo seletivo do Mapa foram avaliados em três etapas: provas objetiva, análise de títulos e experiência profissional.

A avaliação foi aplicada nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. 

Os candidatos tiveram três horas para responder 40 questões. Todas abordaram conteúdos das disciplinas de Conhecimentos Específicos.

Mapa
Órgão fez pedido de concurso com mais de 1,7 mil vagas este ano 
(Foto: Agência Brasil)

Mapa aguarda autorização para abertura de novo concurso

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou este ano ao Ministério da Economia um pedido de concurso para oferta de 1.744 vagas, distribuídas por diversas carreiras, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, vinculado à pasta.

O pedido incorpora vagas para diversas funções, como administrador, arquiteto, economista, arquivista, bibliotecário, nutricionista, agente administrativo, entre outras. As oportunidades são para os níveis médio e superior.

+ Concurso Mapa: confirmado pedido de novo edital com 1,7 mil vagas

O pedido do Mapa está em análise no Ministério da Economia e aguarda autorização do ministro Paulo Guedes. Se isso ocorrer, a seleção será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Em 2018, o Mapa já havia feito um pedido de concurso para 555 vagas. As chances solicitadas foram para auditor fiscal federal agropecuário, nas especialidades de engenheiro agrônomo, zootecnista, químico e farmacêutico.

Segundo informações do sindicato, na época, o déficit no quadro de servidores do Mapa chegava a 2.500 servidores. O número ainda poderia aumentar, com as aposentadorias já previstas pela categoria.