A informação foi divulgada por meio de um edital assinado pelo Capitão de Mar e Guerra, Francisco André Barros Conde. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, da última terça-feira, 2 de março.
Com a oficialização do resultado final, começa a contar o prazo de validade da seleção. O concurso para o Colégio Naval 2020 ficará vigente até o dia 28 de março de 2021.
Confira a relação dos candidatos titulares e dos candidatos reservas, considerando as notas da redação, com número de inscrição, nome e Organização Responsável pela Execução Local (OREL), de acordo com o item 14 do edital:
A concentração dos candidatos titulares será no Colégio Naval (CN), situado na Avenida Marques de Leão, s/nº - Centro - Angra dos Reis/RJ - CEP 23.909-900, em dia e horário determinados no Calendário de Eventos do edital do concurso.
O Período de Adaptação (PA) será realizado durante no período de 18 a 24 de março. Já o curso de formação tem início previsto para o dia 29 de março de 2021.
Seleção ofertou 129 vagas e reuniu mais de 8 mil inscrições
O concurso Colégio Naval 2020 ofertou 129 vagas de nível fundamental, sendo 26 reservadas aos candidatos negros. A seleção visa recrutar alunos para a graduação posterior na Escola Naval. No total, foram 8.284 inscrições. Dessa forma, a quantidade de candidatos por vaga foi de 57,93.
Inicialmente o concurso trouxe uma oferta de 143 chances, mas passou por uma retificação, diminuindo o número de oportunidades para adequar suas instalações de sala de aula, visando manter o bem estar dos alunos diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
O Colégio Naval fica localizado em Angra dos Reis, município no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Os aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas, ingressarão no colégio em 2021.
Puderam realizar inscrição apenas candidatos do sexo masculino, com o nível fundamental completo ou em fase de conclusão. Além disso, é preciso ter idade mínima de 15 anos e menos de 18 anos completos até o dia 1º de janeiro de 2021.
A Marinha ainda exige que os candidatos e futuros alunos não sejam casados e nem tenham constituído união estável, permanecendo assim durante todo o curso de formação.