Conheça 16 mulheres que lideram startups em todo o Brasil

Apesar de somente 15,7% das startups serem lideradas por mulheres, esses números estão em crescimento. Veja histórias para se inspirar!

Autor:
Publicado em:18/03/2021 às 16:00
Atualizado em:18/03/2021 às 16:00

O número de mulheres que lideram startups no Brasil está em crescimento. Porém, a desigualdade de gênero ainda atinge os cargos de liderança no mundo corporativo.

Em 2020, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mapeou mais de 12 mil empreendimentos no país. Diante disso, identificou que 84,3% das startups são lideradas por homens, enquanto apenas 15,7% têm à frente uma mulher.

Pesquisa do Distrito Dataminer, unidade de inteligência de mercado que analisa mais de 12 mil startups brasileiras, também aponta que, mesmo quando as empresas são divididas por setor, não há predominância feminina em nenhum deles.

A maioria das startups é de base tecnológica. Porém, apenas 35% dos estudantes matriculados no ensino superior nas carreiras ligadas à tecnologia são mulheres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para isso, é necessário desmistificar a ideia de que cargos ligados à Tecnologia da Informação são mais propensos aos homens. O mesmo acontece com as áreas de finanças e investimentos, por exemplo.

 

Mulher em frente a um computador resolve problemas de Tecnologia da Informação
Mulheres ainda são minoria na liderança das startups brasileiras
(Foto: Divulgação)

 

A seguir, listamos startups em ascensão lideradas e/ou fundadas por mulheres. Confira!

Newa

Com menos de um ano de mercado e com o objetivo de colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, as empreendedoras Carine Roos e Kaká Rodrigues criaram a Newa, uma empresa especializada na capacitação de líderes e seus colaboradores.

Dock

Com apenas 25 anos, Auziane Moraes é uma das primeiras líderes da Dock e se destaca pelo seu histórico profissional em programação, construção de hardwares e na área de dados. O que se configura como uma atuação rara no mercado, principalmente, por ser mulher.

Taqe

A Taqe tem Denise Asnis como sua cofundadora. Na startup ela tem a missão de gerar oportunidades para todos - possibilitando que jovens de baixa renda, possam ter acesso ao autoconhecimento, desenvolvimento e busca de emprego conforme seu perfil pessoal e profissional. Sua expertise contempla toda a área de Recursos Humanos.

Vittude

Por sua vez, Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, plataforma de terapia online. Por formação, ela é engenheira, mas se apaixonou pela Psicologia, pelo estudo constante do comportamento humano e da felicidade. Tatiana é a única brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women's Initiative Awards em 2019.

B2Mamy

Mãe do Lucas, Dani Junco é fundadora e CEO da B2Mamy. Essa é a primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente.

Especialista em Markerting, ela transformou sua dificuldade - voltar ao mercado de trabalho após ter se tornado mãe - em solução para outras mulheres com filhos que desejam empreender.

Por meio de capacitação, Dani Junco acredita que as mulheres possam equilibrar seus papéis nas suas carreiras e na administração da família, se tornando líderes em seus trabalhos e livres economicamente.

Cuponeria

Nara Iachan, que já entrou para lista da Forbes Under 30, é fundadora da Cuponeria, primeira e mais completa plataforma de cupons grátis do Brasil. A profissional é formada em Economia e tem MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, ambos pela UFRJ. Ela é apaixonada por empreendedorismo, marketing e inovação.

Hisnëk

Formada em economia pelo INSPER e mestre em administração pela IE Business School, em Madrid, Carolina Dassie é CEO e fundadora da Hisnëk.

A profissional sempre teve vontade de empreender com algo que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Dessa forma, em 2014, surgiu a Hisnëk, que desenvolveu a primeira assistente virtual de saúde emocional no Brasil.

Uffa

A Ana Paula Pisaneschi é CEO da Uffa - primeira plataforma integradora de serviços financeiros que conecta empresas às pessoas para resolução de problemas financeiros.

A profissional tem mais de dez anos de experiência em distressed asset, atividades de originação, aquisição e recuperação de ativos não performados.

Leia também: 

VOLL

Já Jordana Souza é co-fundadora e Chief Revenue Officer (CRO) da VOLL , uma plataforma mobile first, fundada em 2017, para gestão de transporte corporativo, especialmente projetada para simplificar processos, otimizar custos e facilitar a mobilidade dos colaboradores de empresas de médio e grande porte.

Com atuação há sete anos no mercado de tecnologia e de mobilidade, a executiva tornou-se uma das mais importantes vozes do universo de gestão de mobilidade corporativa no Brasil.

RankMyApp

Juliana Assunção é fundadora e CMO da RankMyApp, empresa que otimiza o ranqueamento em lojas de aplicativos. Ela é responsável pela consolidação e expansão da marca e pela disseminação de conteúdo sobre mobile marketing para públicos diversos.

Juliana realizou mais de mil testes ASO em centenas de aplicativos, em nove países diferentes, tornando-se uma referência no mercado de mobile marketing brasileiro.

Pluginbot

A Pluginbot foi fundada, em 2017, pela advogada, empreendedora e investidora de startups Melina Yasuda. É a primeira startup da América Latina a criar uma plataforma de gestão de Inteligência Artificial aplicada a robôs físicos e virtuais.

A empresa chama a atenção pelos serviços oferecidos com foco em aplicações para hospitalidade, varejo, segurança, healthcare, bancos, eventos e atendimento, além de ter recebido investimentos da Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil.

Conube

Mãe e empreendedora, Taís Pinheiro também é Founder e COO da Conube, uma fintech que faz contabilidade e reduz a burocracia no dia a dia das empresas.

A empreendedora acredita que a evolução e a transformação vem de si mesmo, e isso transparece na evolução da startup que está em ascensão e conta com uma plataforma online construída a partir de feedbacks dos próprios clientes.

Botão com link para Newslletter

Get up Cloud

Andrea Thompsen é cofundadora da Getup Cloud. A startup, que foi criada em 2013, tem a missão de trazer mais informações e dados sobre DevOps, prática que unifica o desenvolvimento e operação de software.

Bee Touch

Carolina Peuker é a CEO e Fundadora da Bee Touch, startup de saúde mental, especializada no rastreamento digital de saúde mental. A profissional realizou mestrado, doutorado e Pós Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento.

Além disso, realizou Pós Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (UNISINOS).

Medei

Fernanda Medei é advogada, CEO e fundadora da Medei. Essa é uma plataforma especializada em promover demissões mais humanas e transparentes, além de simplificar os processos homologatórios, normalmente burocráticos.

Por meio da Medei, já foram atendidos mais de 100 mil ex-funcionários e grandes corporações como Santander, Sanofi, Avon, Natura e Zurich.