Nova extensão da Catho deixa vagas mais convidativas para mulheres
A fim de ampliar candidaturas femininas, Catho lança extensão que deixa vagas de trabalho mais convidativas para mulheres.
Autor:
Publicado em:09/04/2021 às 13:00
Atualizado em:09/04/2021 às 13:00
Uma nova ferramenta lançada recentemente pela Catho promete deixar as vagas de emprego anunciadas na plataforma mais convidativas para mulheres. A VagasFemininas é uma extensão no Chrome que adapta a descrição de cargos profissionais.
“Você já se perguntou por que todas as vagas estão sempre associadas ao masculino?”, provoca a empresa. “Os anúncios de emprego reforçam esse estereótipo, como é o caso de programador, diretor, engenheiro, médico, arquiteto, entre outros.”
Foi pensando nisso que a Catho lançou a extensão. Em todas as páginas acessadas pelos internautas que baixarem a ferramenta, as descrições e títulos das vagas de emprego serão adaptadas ao feminino.
O objetivo da iniciativa é tornar as oportunidades mais convidativas para o público feminino. De acordo com a plataforma, atualmente as mulheres se candidatam 20% menos que os homens para as vagas de emprego.
A campanha foi lançada nas redes sociais nesta semana. A ação faz parte do movimento "Essa cadeira é minha", que visa reivindicar equidade de gênero em cargos de liderança.
Quem ficou interessada em baixar a extensão da Catho deve acessar o link para download no botão abaixo. Depois, na página do download, basta clicar em "usar no Chrome".
A ferramenta será ativada automaticamente após a instalação. Então todos os sites acessados via Chrome (outros navegadores não) ou previamente ativados para portais específicos estarão com a extensão ativada.
Consequentemente, os cargos já serão trocados de masculino para feminino.
"Se esperamos uma maior adesão das mulheres no mercado de trabalho, por que não ampliar essas possibilidades para a entrada tornar-se mais atrativa?”, explica Regina Botter, diretora de Operações da Catho.
“A partir de agora, cargos como diretora, consultora e supervisora se tornarão comuns nos sites. Com o Vagas Femininas , esperamos que as mulheres se sintam representadas de fato."
Iniciativa da Catho busca aumentar candidaturas femininas
(Foto: Reprodução)
Ricardo Morais, gerente sênior de Marketing da Catho, é quem está à frente da equipe que idealizou a ação. Ele explica que a campanha está em linha com os propósitos da empresa em incentivar e apoiar a diversidade.
"A Catho abraçou a causa da equidade de gênero no mercado de trabalho. Mas, com toda a expertise que temos neste segmento, temos a obrigação de conscientizar e, sobretudo, apoiar outras empresas nesse processo", afirma.
A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.
A plataforma brasileira de vagas destaca que essa não é a única iniciativa em prol de representatividade. Desde 2016, por exemplo, concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência (com laudo) e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.