Auxílio emergencial: nova ferramenta permite acompanhar pedido

Objetivo é dar transparência ao processo de análise do benefício

Autor:
Publicado em:05/05/2020 às 13:30
Atualizado em:05/05/2020 às 13:30

Quem solicitou o auxílio emergencial de R$600 poderá acompanhar e consultar a situação do requerimento. A nova ferramenta foi disponibilizada nesta terça-feira, 5, nos sites do Ministério da Cidadania e da Dataprev.

Através da ferramenta, os trabalhadores poderão conferir o resultado da solicitação, datas das trocas dos dados pela Caixa e Dataprev e, caso o benefício não tenha sido aprovado, a motivação da negativa. 

Com essa iniciativa, o governo pretende dar transparência aos procedimentos de análise, processamento, homologação e pagamento do auxílio. Para realizar a pesquisa, é preciso informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. 

Cerca de 97,7 milhões de cadastros foram homologados pelo Ministério da Cidadania - incluindo beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único. Segundo a Dataprev, 32,8 milhões de pessoas tiveram o benefício negado.

Auxílio emergencial negado? saiba como solicitar uma revisão de análise

Desse total, 50,5 milhões foram aprovados e 13,7 milhões estão com dados inconclusivos. Para essas pessoas, será preciso refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que apenas quem teve cadastro marcado inconclusivo pode fazer essa solicitação. As solicitações que foram consideradas inelegíveis estão excluídas definitivamente. "Inelegíveis não podem recadastrar, só os inconclusivos", disse.

Desde o início do pagamento, no dia 9 de abril, até as 10h desta terça-feira, 5, o auxílio emergencial já creditou R$ 35,5 bilhões para 50 milhões de brasileiros.

 

Auxílio Emergencial
Nova ferramenta permite acompanhar pedido do auxílio emergencial
(Foto: Reprodução)

 

Calendário da segunda parcela deve ser divulgado nesta semana

O presidente da Caixa contou que o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio será divulgado nesta semana. O banco havia informado a antecipação do benefício, porém voltou atrás e cancelou.

"Será na semana que vem, com certeza", afirmou o Guimarães na última sexta-feira, 1. Ele ainda informou que a proposta de calendário já está pronta, mas ainda aguarda aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

Ainda segundo Pedro Guimarães, o calendário será organizado de maneira que as datas de pagamento não coincidam com liberação do Bolsa Família e nem com o cronograma de saques em dinheiro, a fim de evitar aglomerações e filas nas agências.

Nesta segunda-feira, a Caixa ampliou o horário de atendimentos em todas as suas agências. As unidades estão abrindo duas horas mais cedo, passando a funcionar das 8h às 14h

Veja também: Projetos de deputados prorrogam auxílio emergencial por até um ano