‘Novo concurso MPU segue sendo um propósito da gestão’, confirma PGR

Em nota, a Procuradoria Geral da República esclareceu que a realização do novo concurso MPU segue sendo um propósito da atual gestão.

Autor:
Publicado em:27/05/2020 às 08:15
Atualizado em:27/05/2020 às 08:15

A atual gestão do Ministério Público da União segue com o objetivo de realizar novo concurso MPU para área de apoio. A posição foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR).

Questionada sobre um prazo para publicação do edital, a Assessoria explicou que a prioridade momentânea é o combate ao Coronavírus (Covid-19).

“A realização de concurso público para o Ministério Público da União segue sendo um propósito da gestão. Neste momento, no entanto, a prioridade é a atuação no combate à Covid-19”, consta em nota enviada à reportagem.

Em janeiro, a PGR informou que os trâmites para o próximo concurso MPU tinham sido iniciados. A expectativa inicial era que o edital fosse divulgado em 2020. A meta era repor as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.

“Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores ainda em 2020. Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União”, disse o órgão no início do ano.

Os próximos passos seriam o levantamento de cargos e vagas necessárias para preenchimento e a formação da comissão organizadora. O grupo de servidores nomeados seria responsável pelos preparativos até o edital, como a contratação da banca.

MPU
Realização do concurso MPU segue como propósito da atual gestão
do órgão (Foto: CGU)


A deflagração do Coronavírus, no entanto, postergou esses trâmites. Uma vez que os esforços atuais são para conter a pandemia no país e os impactos em diversas esferas da sociedade.

O último concurso para o Ministério Público da União foi realizado há quase dois anos. Na época, o edital trouxe a oferta de 47 vagas para técnico de administração e analista em Direito. 

Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, somente os inscritos a analista em Direito também realizaram avaliação discursiva. 

+ Quer ser aprovado no concurso MPU 2020? Saiba como!

Concurso MPU: edital deve ficar para 2021, aponta sindicato

Em decorrência do Coronavírus, o edital do novo concurso MPU pode ficar para o primeiro semestre de 2021. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), essa previsão foi passada pelo secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago, em reunião.

Conforme o diretor sindical, Adriel Gael, a Secretaria-Geral confirmou o interesse de abrir novo concurso público. Entretanto, com o avanço da pandemia no país, o órgão não teria tempo hábil para preparar a seleção este ano.

“Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário de pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, apontou Gael após reunião com Eitel Santiago.

A boa notícia, segundo Adriel Gael, é que o concurso deve ser realizado no próximo ano. Uma vez que será o último de Augusto Aras à frente da Procuradoria Geral da República (PGR).

“Ele não vai passar pela gestão sem realizar concurso do Ministério Público da União”, disse o diretor do SindMPU.

+ Concurso MPU disciplinas: veja o que é cobrado nas provas objetivas

Resumo novo concurso MPU: 

  • Órgão: Ministério Público da União 
  • Vagas: não reveladas 
  • Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar 
  • Banca: a definir 
  • Link para editais anteriores[tag_teads]
     

Criação do TRF6 pode ser positiva para o concurso MPU

Você sabia que existe uma relação entre a criação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRF6) e o concurso para o MPU?

A criação do tribunal, prevista no projeto de lei 5.919/2019, implicará também na abertura da Procuradoria Regional da República da 6ª Região (PRR6), com sede em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

O projeto para a PRR6, em análise na Câmara dos Deputados, prevê a criação de 18 cargos de procuradores regionais da República e 57 postos efetivos (39 técnicos e 18 analistas). Assim como 18 comissionados e 18 funções de confiança, gerando impacto de R$ 21 milhões ao orçamento anual do Ministério Público da União.

Dessa forma, abriria a prerrogativa de chamada de aprovados no concurso MPU 2018 e abertura de nova seleção para cargos que não tem resultado em validade. Segundo o projeto, a unidade da Procuradoria Regional deverá ser consolidada no prazo de 90 dias a contar da instalação do TRF6.