O que estudar de Matemática para o concurso Bombeiros RJ?

Professora dá dicas sobre o que estudar da disciplina de Matemática para o concurso Bombeiros RJ temporários. A previsão é de 3 mil vagas.

Autor:
Publicado em:11/11/2020 às 07:36
Atualizado em:11/11/2020 às 07:36

Como estudar Matemática para o concurso Bombeiros temporários RJ?


Para a professora, os candidatos devem iniciar a preparação baseando-se no programa divulgado no último edital para o ingresso de soldados efetivos. Além disso, a especialista acredita que a prova deve conter o mesmo números de questões.
 

“Acredito que o Corpo de Bombeiros manterá o programa do concurso anterior para soldado efetivos e também o quantitativo de 20 perguntas."


+ Leia também → Como evitar que as redes sociais atrapalhem os estudos para concurso?
 

Quando o assunto são tópicos a serem estudados, Raquel Fonteneles acredita em questões voltadas para o conhecimento de Raciocínio Lógico. Segundo a professora, há um tendência de cobrança desses temas em concursos públicos.
 

"Eu acho que a prova terá questões voltadas ao raciocínio lógico (RL), com aplicação cotidiana como, por exemplo, grandezas: razão, proporção, regra de três e porcentagem. Esses são temas sempre cobrados, que também não deixam de ser vertentes de RL, que vem se intensificando em provas de concursos públicos, bem como na de bombeiro."

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


O que deve cair na prova de Matemática?


Além dos assuntos que podem ser abordados, a especialista faz uma análise do que foi cobrado na avaliação do último concurso para soldados efetivos. Para Raquel são tópicos que os candidatos apresentam dificuldades durante o aprendizado.
 

"No último concurso, a maior parte das questões tratou de lógica proposicional, leis de Morgan, negações, correlações, sequências lógicas e etc. Esses são tópicos que os candidatos mais sentem dificuldades, visto que são habilidades nem sempre estudadas nas escolas."


+ Leia também → Por que concursos da área da Segurança estão tão cobiçados?
 

Raquel orienta um estudo progressivo da matéria, em que o candidato inicie com questões fáceis e depois aumente o nível de dificuldade. Fazer questões da banca do último concurso também pode ajudar na preparação.
 

"A dica que eu dou é começar a intensificar os estudos voltados para RL, desde questões bobas, até que se chegue ao nível do exigido. Em seguida, procure fazer bastante questões de concursos anteriores, pois é isso que ratifica o conhecimento obtido. Faça questões que sejam da banca anterior, bem como daquelas que produzem o mesmo estilo de questões."


Concurso Bombeiros RJ temporários vale a pena?


O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizará um concurso Bombeiros RJ para temporários. Mas, será que vale a pena ingressar na corporação por meio dessa seleção?

Inicialmente, o concurso deve ter oferta para o ingresso de praças temporários. No segundo ano de serviço, a remuneração será similar, mas não superior, a um bombeiro militar de carreira de mesma classe ou nível e escala hierárquica.


+ Leia também → O que priorizar em Língua Portuguesa no concurso Bombeiros RJ?


O tempo de contrato do voluntariado será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. Os militares temporários não terão direito à estabilidade e, após serem desligados, passarão a compor a reserva não remunerada da corporação.

Ainda assim, a especialista acredita ser um boa oportunidade para ingresso de novos servidores. Isso porque, vai ser possível que o aprovado conheça a corporação antes de fazer um concursos para efetivos.
 

"Ainda que esse novo concurso seja para temporários, vale lembrar que no segundo ano os salários vão se igualar ao do soldado efetivo. Então o esperado é que a procura seja grande. Vale a pena continuar se preparando como se fosse um concurso para efetivos. A experiência dentro da corporação, mesmo que provisória, pode fazer com que se tenha a certeza de que é esse o desejo. Então é muito válido lutar."

 

Concurso Bombeiros RJ temporários está na fase de estudos para escolha da banca (Foto: Divulgação)
Concurso Bombeiros RJ temporários está na fase de estudos para escolha da banca
(Foto: Divulgação)


Por fim, a professora Raquel Fonteneles indica como deve ser a preparação dos candidatos para esta seleção. A expectativa é que sejam oferecidas 3 mil vagas temporárias para o cargo de soldado.
 

"Faça o maior número de provas anteriores, comparar os assuntos mais abordados e analise sempre.”


Ex-comandante dos Bombeiros confirmou etapas da seleção


De acordo com ex-comandante-geral da corporação Roberto Robadey Jr, que deixou a chefia do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Defesa Civil para dar lugar ao coronel Leandro Sampaio Monteiro, a primeira fase contará com uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens.

Serão aprovados nessa fase até três vezes o número de vagas previsto no edital. Sendo assim, até 9 mil candidatos devem ser habilitados para as provas escritas, caso a seleção ofereça 3 mil oportunidades temporárias.


+ Leia também → É possível conciliar os estudos para investigador da PC RJ e PC PA?


A avaliação objetiva contará com questões de Português e Matemática, mas o quantitativo de questões ainda não foi informado. Se for mantida a estrutura do último concurso para soldado efetivo, realizado em 2014, serão cobradas 40 questões, sendo 20 para cada disciplina.

Os aprovados passarão ainda pelas etapas de teste de aptidão física e exame médico. Segundo Roberto Robadey Jr., ter bombeiros temporários já é um modelo adotado em muitos países.
 

“O Brasil tem esse modelo, que não está de acordo com uma função que exige vigor físico. Na maior parte do mundo, eles são voluntários enquanto têm disposição e passam nos testes”, afirmou.