O que preciso ter para conquistar o primeiro emprego?
À Folha+, o professor João Luiz deu dicas para ajudar os jovens que estão em busca do primeiro emprego.
Autor:
Publicado em:09/02/2021 às 13:00
Atualizado em:09/02/2021 às 13:00
Quando se fala em primeiro emprego, a falta de experiência acaba surgindo como um dos fatores que dificultam essa inserção no mercado de trabalho. Entretanto, essa inexperiência pode ser contornada de outras maneiras.
Além de existirem vagas destinadas aos profissionais sem experiência, nem sempre esse é o requisito. Para muitas empresas, o perfil do candidato e as suas habilidades emocionais são mais importantes do que o próprio conhecimento técnico, que pode ser desenvolvido.
Acontece que o despreparo pode fazer com que o jovem não consiga mostrar o seu perfil da maneira correta, além de cometer erros (no currículo e até mesmo na entrevista) que poderiam ser evitados.
Para te ajudar a conquistar o seu primeiro emprego, Folha+ conversou com o professor João Luiz, fundador do projeto Primeiro Emprego, que ajuda jovens a ingressarem no mercado de trabalho por meio da programação de computadores.
Segundo o professor, para conquistar o primeiro emprego é preciso de preparação. "Produzir um currículo que chame a atenção por traduzir em si mesmo o que a vaga pretendida está requerendo. Em outras palavras, quando possível, ter o cuidado de adequar o currículo para cada vaga."
Ele cita o exemplo de um aluno que sabia programar e era muito bom com design. Para as vagas de programador, o currículo era adequado às atividades de programação. Da mesma forma, ele fazia para as oportunidades de designer.
Quais informações colocar em um currículo sem experiência?
João reforça a necessidade de se atentar às informações básicas para contato. "Parece trivial, mas há quem erre no preenchimento dos seus dados e inviabilize que o recrutador possa convidar a pessoa para uma entrevista". Você não vai querer perder uma vaga por ter colocado telefone errado, não é mesmo?
Outro ponto que ele destaca é focar o currículo para a necessidade da vaga. A sugestão é, quando possível, escrever um resumo de como as suas habilidades podem ser úteis para a empresa.
O que é preciso ter para conquistar o primeiro emprego?
(Foto: Freepik)
Quais são as vagas recomendadas para quem está em início de carreira?
De acordo com o professor, o profissional em busca de primeiro emprego pode buscar por vagas de jovem aprendiz, estágio e cargos juniores, onde as empresas selecionam muitas vezes pelo potencial que o candidato possui em detrimento dos conhecimentos.
Ele cita que quase todas as grandes empresas têm programas de estagiários, aprendizes e trainees. A ideia é manter a busca constante e separar uma parte do dia para se divulgar em redes destinadas para esse propósito.
A recomendação é utilizar "LinkedIn, Github (para programadores), e as demais ferramentas que deixem o chamado 'rastro' para que o candidato possa também ser encontrado pelas empresas".
Quais são os erros comuns e que devem ser evitados?
Como você está começando no mercado, o professor alerta que "a ânsia por um bom salário deve ser evitada". Para ele, a oportunidade vai trazer experiência e, com isso, a remuneração almejada virá.
"Em outras palavras, no primeiro emprego, o salário deveria ser uma consequência bem-vinda e o que vemos é que alguns candidatos não percebem o valor da oportunidade de ter a experiência, vivência daquilo que escolheu fazer. É ela que vai, de forma natural, trazer os benefícios financeiros almejados", afirma.
Além disso, João conta que uma coisa que salta aos olhos é o despreparo. "O atraso às entrevistas, o comportamento inadequado, vestimentas e os excessos nas redes sociais" são alguns dos pontos para o qual ele chama atenção.
"Não percebem, por jovens que são, que uma falta de educação no elevador da empresa pode levar à perda de uma oportunidade. Obviamente, não que uma coisa (educação) está condicionada a outra (entrevista), mas devemos redobrar os cuidados", alerta.
Consegui uma entrevista, e agora?
"Costumamos orientar nossos alunos que se uma pessoa foi chamada para uma entrevista é porque gostaram do seu currículo. Sendo assim, já avançamos boa parte do caminho", explica.
O professor diz que a experiência da entrevista, por si só, já é uma preparação para as próximas oportunidades de emprego. "E, certamente, o somatório destas experiências leva à almejada vaga."
Se você foi chamado para uma entrevista, a dica é estudar sobre a empresa. Descubra o que ela produz, onde você vai se encaixar nessa lógica de produção e como você poderá contribuir.
"Muito importante demonstrar interesse em aprender. Que está sempre estudando, se aperfeiçoando porque sabe que qualquer conhecimento adicional pode ser útil para agregar valor para a empresa. É preciso deixar isso claro", afirma.
Além disso, o professor reforça: Jamais desista! Segundo ele, com o tempo, as oportunidades vão aparecendo e mais perto você vai ficando do seu primeiro emprego. As entrevistas e dinâmicas vão se tornando mais corriqueiras e, consequentemente, você vai ficando mais à vontade e melhorando o seu próprio comportamento.
"Ao contrário do que muitos pensam, um sim é composto, muitas vezes, de muitos 'nãos'", finaliza.