4 sites para conseguir o primeiro emprego em qualquer lugar do país
Procurando o primeiro emprego? Saiba como conseguir a tão sonhada vaga fazendo uma busca nas plataformas do Vagas.com, BNE, Catho e InfoJobs.
Autor:
Publicado em:23/02/2021 às 17:30
Atualizado em:23/02/2021 às 17:30
A inserção no mercado de trabalho é um dos maiores desafios para quem está à procura do primeiro emprego. Independentemente do nível de escolaridade do candidato, conseguir a primeira oportunidade requer muita busca e aperfeiçoamento do currículo, além de demais habilidades.
Pensando em como ajudar aqueles que estão em busca do primeiro trabalho, Folha+ deu início a uma série de reportagens sobre esse tema. Dentre os assuntos abordados durante esse mês de fevereiro, tivemos:
Dando continuidade a essas matérias especiais, a editoria trouxe uma lista com quatro sites onde é possível buscar a tão esperada vaga. E o melhor: você consegue acessá-los pelo computador ou pelo smartphone. Confira!
Candidatos podem procurar o primeiro emprego gratuitamente pela internet
(Foto: Freepik)
Vagas.com
O Vagas.com é uma plataforma de empregos 100% gratuita. O site tem mais de 20 anos de história e é o de maior audiência do país, contabilizando mais de 10 mil vagas por mês de mais de 3 mil empresas.
Para acessar as vagas de primeiro emprego, o candidato pode digitar na busca o termo "primeiro emprego" ou "sem experiência". Um levantamento feito nesta terça-feira, 23, identificou mais de 6 mil oportunidades para essas categorias.
O acesso à plataforma é feito após preenchimento de currículo e demais informações profissionais. A candidatura é feita na página da vaga, onde o candidato também pode conferir todos os dados do cargo ofertado, salário, empresa contratante, localidade de atuação, entre outros.
O InfoJobs é uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos para as empresas. O seu principal objetivo é promover o encontro entre candidatos que buscam oportunidades de trabalho e empresas que desejam selecionar profissionais qualificados.
O site, que iniciou suas operações no Brasil em 2004, recebe mais de 19 milhões de visitas ao mês e tem 41 milhões de usuário cadastrados.
O acesso às vagas ofertadas é feito pelo filtro de pesquisas, onde o candidato pode digitar a palavra-chave desejada, como primeiro emprego, e definir a distância, método de trabalho (presencial ou home office), estado, cidade, área profissional, especialização, tipo de contrato, faixa salarial e deficiência.
No campo de filtros também é possível definir a busca através da data de publicação das vagas. Um exemplo feito com oportunidades publicadas no último mês aponta para o anúncio de 1.145 vagas de emprego. Para se candidatar, os interessados devem preencher o currículo com informações pessoais, profissionais e de escolaridade.
O BNE é um site de currículos que atua em todo o Brasil há mais de 20 anos. Uma busca do termo "primeiro emprego" realizada na plataforma nesta terça-feira, 23, mostra que estão disponíveis 159 vagas para esse requisito.
Os candidatos que desejam procurar uma vaga no site do BNE podem aplicar filtros sobre tipo de contrato, salário e cidades.
Para conseguir se candidatar às vagas ofertadas, os interessados devem preencher um mini currículo, dados profissionais, formações e cursos e dados complementares. O cadastro é gratuito.
A plataforma Catho também é uma opção para quem está em busca do primeiro emprego. Nesse site, é possível fazer uma assinatura, que dá acesso a cursos rápidos e dicas de um consultor virtual.
Os candidatos também podem receber ajuda na elaboração e análise do currículo, na simulação de entrevistas e na elaboração de carta de apresentação.
Uma busca do termo "primeiro emprego" na plataforma identificou 2.297 vagas de trabalho. Ao clicar no cargo desejado, o candidato pode conferir informações sobre a oportunidade, regime de contratação, benefícios, salário e horário de trabalho.
O cadastro do currículo é feito após o preenchimento de informações pessoais e de escolaridade.