Como adiantado pelo governo, as oportunidades serão distribuídas por mais de 20 órgãos, incluindo:
- Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater);
- Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal);
- Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal);
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER);
- Procuradoria Geral do Estado (PGE);
- Controladoria Geral do Estado;
- Segurança Pública (a definir);
- Educação (a definir);
- Instituto do Meio Ambiente (IMA);
- Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); e
- Secretaria da Fazenda; entre outros.
"Todas as áreas serão priorizadas. Por exemplo, no DER, nós precisamos de engenheiros, então é uma área de urgência. A Adeal precisa de concurso público, a Emater também, temos as áreas de Segurança Pública, Educação, Saúde, todas prioritárias. Agora, o Estado precisa seguir um rito burocrático, mas vamos realizar todos os concursos dentro da nossa gestão", disse o governador.
Segundo a secretária do Planejamento, Paula Dantas, serão 7.200 vagas destinadas diretamente aos concursos, mil militares da reserva serão convocados para o serviço de guarda, enquanto outros 1.700 militares serão contratados para serviços administrativos.
Segundo a secretária, a convocação dos 1.700 militares será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O intuito, nesse caso, é retirar os servidores em exercício atualmente dos trabalhos administrativos para retornarem para a área Fim.
Segundo o governo, para as pastas, serão 3.500 vagas na Saúde, 1.500 para a Educação e mais de 1.500 na Segurança Pública.
No anúncio, o governo afirmou que os concursos ocorrerão de forma separada e não unificada, como tem feito o Governo Federal (CNU) e como anunciado pelo Governo de Pernambuco.
Além dos concursos, o governo prevê o chamamento de 185 aprovados no concurso da Saúde de 2002.
Descontos de até 64% na Orange Fever Qconcursos — garanta o seu plano agora!

Concursos AL são anunciados neste Dia do Servidor Público, 28 de outubro
(Foto: Governo do Alagoas)
Diversos concursos Alagoas foram solicitados
Recentemente, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil do Estado encaminharam pedidos de autorização para a realização de novos concursos.
A Polícia Militar solicitou 1.060 vagas, distribuídas entre os cargos de soldado e cadete, enquanto a Polícia Civil pediu a realização de seleção para agente e escrivão.
É importante destacar que, apesar do pedido de vagas para escrivão e agente, a seleção para a Polícia Civil de Alagoas poderá contar com oportunidades para a nova carreira de oficial investigador de polícia.
Isso porque as Polícias Civis de todo o país estão se adequando à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que prevê a unificação dos cargos de agente e escrivão na função de oficial investigador de polícia.
Para ingressar na nova carreira, será necessário possuir o nível superior em qualquer área, desde que bacharelado. Também será exigida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria "B".
Outro órgão que também pode ser contemplado no anúncio desta terça, 28, é o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), visto que a autorização chegou a ser anunciada pela este mês.
A seleção para o Detran AL está em análise desde 2021.
→ Está construindo seu caminho até a vaga dos sonhos? Compartilhe sua trajetória com a comunidade do Qconcursos. Envie aqui!
