Pedido de concurso ANM está em análise e pode incluir mais vagas
O pedido de concurso ANM está em análise pelo Ministério da Economia para preenchimento de até 190 vagas. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:22/04/2021 às 14:18
Atualizado em:22/04/2021 às 14:18
Um pedido de concurso ANM está em análise pelo Ministério da Economia. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do órgão à Folha Dirigida.
De acordo com a nota, há já em análise 40 vagas efetivas em segurança de barragens e outras 150 vagas para a carreira de especialistas ainda sem análise.
No entanto, a autorização pode somar um número bem maior de vagas e mais cargos para concurso da Agência Nacional de Mineração.
Isso porque consta no portal de Acesso à Informação um registro de pedido para até 598 vagas.
Em resposta registrada no dia 18 de abril, a ANM informa que já realizou a solicitação de concurso para 2021 e traz a seguinte tabela:
Cargo
Quantitativo de vagas disponíveis no Siape
Quantidade de vagas solicitadas
Especialisa em recursos minerais
565
290
Técnico em atividade de mineração
424
135
Analista administrativo
122
118
Técnico administratvo
130
55
Total
1.241
598
A ANM está na lista de órgãos públicos que necessitam de uma autorização da Economia para abrir novas seleções.
ANM já havia pedido acréscimo de vagas em 2020. Entenda!
Com a possibilidade de preencher até 598 vagas, conforme informação do Acesso à Informação, a ANM já havia se manifestado anteriormente sobre um acréscimo de vagas. Este pedido de inclusão de 150 vagas foi mencionado pela Agência em outubro de 2020.
Estude para concursos com a Folha Cursos!
Na época, foi enviado um ofício, assinado pelo setor de Gestão de Pessoas, esclarecendo ao secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, que a agência estruturou novo pedido de concurso.
De acordo com a ANM, este é "mais amplo, visando suprir sua demanda na área finalística".
Ainda no documento, a ANM explica que o Módulo de Seleção não tem permitido o cadastro do segundo pedido de concurso, apontando que já existe solicitação para o mesmo ano e para o mesmo cargo.
Como informado agora pelo órgão, o acréscimo das 150 vagas segue ainda sem análise. Fica entãoa expectativa de que o pedido protocolado com o maior quantitativo (598) possa ser o autorizado.
Todo ano os órgão públicos tem até o dia 31 de maio para enviarem novos pedidos de concurso ou reforçarem os já existentes junto ao Ministério da Economia. As solicitações permanecem então em análise para autorização ou não pela pasta. A Economia, no entanto, não costuma informar sobre solicitações em andamento.
Concurso ANM pode sair ainda em 2021?
Ainda conforme resposta no Acesso à Informação, a Agencia Nacional de Mineração explica sobre a possibilidade do concurso ANM ter edital este ano.
"Vai depender de, se aprovado pelo ME, a tempo, pois precisa-se fazer a licitação da empresa que vai realizar o certame, pode ser que dê ou não tempo de publicar o Edital ainda no ano 2021, não podemos responder pois não depende só de nós", consta na resposta de 18 de abril.
Anteriormente, Folha Dirigida teve acesso as áreas de especialista que seriam contempladas, sendo elas:
Cargo
Vagas
Requisitos
Engenheiro de minas
70
Nível superior na área de Engenharia de Minas
Geólogo
50
Nível superior em Geologia
Contador/Economista
20
Nível superior em Contabilidade ou Economia
Bacharel em Direito
5
Nível superior em Direito
Estatístico
5
Nível superior na área de Estatística
ANM tem seleção de temporários em andamento
Apesar de ainda aguardar as vagas para efetivos, a ANM abriu um edital de seleção para contratação temporária. Neste caso, são oferecidas 40 vagas, na carreira de técnico em segurança de barragens de mineração, que exige o nível superior.
As provas estavam previstas para acontecerem em 21 de março, mas acabaram adiadas devido à pandemia. Agora, as avaliações estão marcadas para o dia 16 de maio. A banca responsável é o Cebraspe.
As oportunidades estão distribuídas por cinco localidades, sendo elas: Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Distrito Federal (DF).
Os aprovados receberão remuneração de R$8.300, para jornada de 35 horas. O prazo do contrato será de quatro anos, prorrogável por mais um, conforme informa autorização desta seleção.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Agência Nacional de Mineração (ANM)
Cargos: técnico em segurança de barragens de mineração
Vagas:40 temporárias
Requisito: nível superior e experiência de, no mínimo, cinco anos, ou título de mestre ou doutor