Mulheres com propósito: PepsiCo capacita donas de pequenos negócios

O programa Mulheres com Propósito, que oferece capacitação para empreendedoras, tem inscrições abertas até o dia 9 de outubro.

Autor:
Publicado em:07/10/2020 às 13:00
Atualizado em:07/10/2020 às 13:00

Apoiar o empreendedorismo feminino é o objetivo do programa Mulheres com Propósito, realizado pela PepsiCo em parceria com o FUNDES América Latina. E, para auxiliar os pequenos negócios liderados por mulheres neste momento de pandemia, uma nova turma do programa está com inscrições abertas.

O programa oferece capacitação para mulheres que desejam iniciar ou melhorar seus negócios. A formação já teve início no último dia 6, mas as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro. 

As alunas podem ingressar a partir da segunda aula de acordo com a disponibilidade de vagas. O curso é gratuito e oferece certificado. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online.

Para concluir a formação, as participantes devem finalizar os 4 módulos propostos e garantir, ao menos, 75% de presença nos encontros com os facilitadores, que neste momento será realizado de forma totalmente virtual.

Podem participar mulheres acima de 16 anos, que tenham conhecimentos básicos de Informática. Não é necessário ter experiência com empreendedorismo. 
No entanto, é essencial que a participante tenha um computador ou notebook com acesso à internet, para garantir a melhor experiência de aprendizado e interação com os conteúdos.

A formação inclui quatro módulos:

  • Meu plano de vida: com dicas para viabilizar sonhos e objetivos; 
  • Habilidades: sobre competências fundamentais para o desenvolvimento de carreira ou empreendimento; 
  • Networking: a respeito do poder dos relacionamentos profissionais; 
  • Finanças: a respeito de precificação e capital de giro.

            → A migração dos negócios físicos para o online na pandemia  

Mulher-empreendendora
Programa foi desenvolvido para auxiliar mulheres a alavancarem seus 
negócios (Foto: Pixabay)

Empreendedoras podem se candidatar à etapa de mentoria no fim da formação

O avanço da agenda de desenvolvimento de mulheres na PepsiCo também está ligado às metas da ONU, cuja pretensão é promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

 "Temos um compromisso com a sociedade e com a equidade de gênero e, neste momento tão delicado como o da pandemia, não poderíamos deixar de reforçar as nossas ações de suporte ao empreendedorismo feminino. Continuamos apoiando essas mulheres a seguirem firmes neste novo cenário ainda mais desafiador, enxergando oportunidades e adaptando os negócios para impulsionar os seus resultados a longo prazo", explicou Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos e Cidadania na PepsiCo.

            → Programa Si9: Safira seleciona fintechs e cleantechs para aceleração

Outro objetivo do programa Mulheres com Propósito é aumentar a receita das participantes e facilitar a incorporação de seus negócios na cadeia de valor. Mais de 900 mulheres já passaram pela formação desde seu lançamento em 2018 no Brasil. Na América Latina a meta é chegar a 10 mil mulheres. 

O programa foi desenvolvido com foco em três frentes: ampliar oportunidades no mercado de trabalho, abrir o próprio negócio e planejar a vida profissional e financeira.

Botão com link para Newsletter

Após a conclusão dos cursos de capacitação, as empreendedoras que desejarem aprofundar seus conhecimentos, podem se candidatar à etapa de mentoria. A seleção é realizada de acordo com o perfil do negócio e quantidade de mentoras disponíveis.

As mentorias são possíveis graças ao trabalho voluntário de 42 funcionárias da PepsiCo, entre estagiárias, analistas, coordenadoras, gerentes e diretoras da companhia. 

Na fase de mentorias, as empreendedoras receberam orientação personalizada durante quatro meses para impulsionar ainda mais o aprendizado e, consequentemente, os resultados para os seus negócios.