Concurso PC CE: conheça as características da banca Funece

Veja como a Funece cobra nas provas da PC CE e aprenda a se preparar com as dicas do professor Leone Maltz.

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:21/04/2025 às 14:27
Atualizado em:17/04/2025 às 18:28

O edital do concurso PCE CE já está publicado e se você está se preparando para a seleção, conhecer a banca organizadora é um passo estratégico. Isso porque, entender o estilo da prova pode ser o diferencial entre ser aprovado ou ficar por uma questão.


A banca organizadora Funece pode não ser tão conhecida quanto outras bancas nacionais ou ter em seu histórico outras seleções da área policial, mas possui um perfil bem definido, segundo o professor do Qconcursos, Leone Maltz.

A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Banca Funece é vinculada à Uece

O concurso da Polícia Civil do Ceará será organizado pela banca Funece, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece).


É importante destacar que Funece e Uece, na prática, representam a mesma instituição: enquanto a Uece é a universidade em si, a Funece é sua fundação mantenedora e administradora.

Os concursos geralmente são executados pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV/Uece).

“As provas elaboradas por essa banca, em tese, têm como direcionamento a equipe acadêmica da Uece”, segundo o professor Leone Maltz.

Para o professor, isso dá ao concurso um perfil mais técnico e conteudista, mesmo quando o grau de dificuldade não é considerado elevado.


A banca Funece possui um histórico limitado de concursos voltados especificamente para a carreira policial.


Entre os poucos exemplos estão a seleção para delegado da PC PE, em 2006, agente penitenciário do ceará (2011) e guarda municipal de sobral (2021).


Ainda assim, há um padrão de cobrança que pode ser observado.

→ Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Quais as características da Funece?

As provas organizadas pela Funece seguem o formato objetivo, com questões de múltipla escolha. O nível de dificuldade costuma variar entre médio e moderado. Como ressalta o professor Leone Maltz.

“Não se trata, em regra, de uma banca extremamente difícil ou cheia de pegadinhas, comparada a organizadoras nacionais mais conhecidas, mas isso não significa que as provas sejam fáceis.”

Em Direito, a banca costuma cobrar a literalidade da lei e conceitos fundamentais, exigindo um domínio teórico sólido e boa memorização.


Já em Língua Portuguesa, o foco recai sobre gramática normativa e interpretação de textos, com temas clássicos como ortografia, crase, regência, sintaxe, entre outros.


Em relação ao conteúdo programático, a Funece distribui as questões de maneira equilibrada entre as disciplinas, sem diferenciação de pesos.


Portanto, é fundamental manter um estudo abrangente e bem distribuído.


Professor dá dicas para a prova

O professor Leone destaca pontos que julga fundamentais para direcionar a preparação:


  • Direito: foco nos conceitos e, principalmente, na literalidade da lei. “Combinar as duas abordagens de conteúdo: o conceito e o texto legal é o ideal.”
  • Raciocínio Lógico-Matemático: atenção para temas como lógica de proposições e raciocínio sequencial numérico.
  • Língua Portuguesa: destaque para interpretação de texto, sentido das palavras e classes gramaticais.

Clique e saiba mais