Polícia Civil MG: governador nomeia mais 109 aprovados nos concursos

Previsão é de que novos aprovados no concurso PC MG sejam nomeados em julho. Confira!

Autor:
Publicado em:25/01/2021 às 11:42
Atualizado em:25/01/2021 às 11:42

O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, nomeou 109 novos aprovados nos concursos da Polícia Civil MG, para os cargos de escrivão e de delegado

A informação foi divulgada por meio de um edital, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais deste último sábado, dia 23 de janeiro. As convocações são para policiais civis classificados no concurso além das vagas imediatas. Do total de chamados, 76 foram da seleção de escrivães; e 33 para a de delegados. 
 

Polícia Civil MG: governador nomeia mais 109 aprovados nos concursos (Foto: Divulgação)
Polícia Civil MG: governador nomeia mais 109
aprovados nos concursos (Foto: Divulgação)


O anúncio do chamamento já havia sido feito em novembro de 2020, por meio de um post em uma rede social. Na ocasião, o líder do executivo informou que, no total, 217 policiais civis excedentes seriam convocados em 2021, sendo:

Em janeiro:

  • 76 Escrivães; e
  • 33 delegados.

Em julho:

  • 76 Escrivães; e
  • 32 delegados.

De acordo com a publicação no Twitter, as convocações tem como base o déficit da instituição.

Entre as carreiras cujos concursos estão em vigor, a taxa de ocupação dos escrivães é a mais baixa, com apenas 49,79% do efetivo previsto em Lei, seguido pelos delegados, com taxa de ocupação de 54,96%.

 

Concursos para escrivão e delegado ofertaram 195 vagas em 2018

Em 2018, a Academia de Polícia Civil do estado de Minas gerais realizou dois concursos públicos, um para a carreira de escrivão e o outro para o cargo de delegado. Ao todo, os dois editais somaram 195 vagas oferecidas.

A seleção da Polícia Civil MG para a carreira de escrivão ofertou 119 vagas imediatas. Houve também reserva de oportunidades para pessoas com deficiência. 

Puderam participar candidatos com curso superior em qualquer área. Os salários iniciais oferecidos são de R$4.098,39 para uma carga de 40 horas de trabalho semanais.

Os concorrentes foram avaliados por meio de diferentes etapas: provas objetivas, de digitação, exames biomédicos e biofísicos, provas de títulos e investigação social. As aplicações foram realizadas entre o final de 2018 e o início de 2019. 
 


Já o concurso para o cargo de delegado ofereceu 76 oportunidades imediatas. Do total de chances, 10% foram destinadas a concorrentes com alguma deficiência.

Para entrar na disputa foi preciso ser bacharel em Direito. As remunerações iniciais ofertadas para a função são de R$11.475,57, para jornadas de 40 horas semanais. Os profissionais selecionados são contratados por meio do regime jurídico estatutário, isto é, que garante a tão sonhada estabilidade empregatícia. 

Os candidatos ao cargo de delegado também foram avaliados por meio de diversas etapas, sendo:

• Prova Objetiva - eliminatório e classificatório;
• Prova Dissertativa - eliminatório e classificatório;
• Prova Oral - eliminatório e classificatório;
• Avaliação Psicológica - eliminatório;
• Exames Biomédicos e Biofísicos - eliminatório;
• Provas de Títulos - classificatório;
• Investigação Social - eliminatório.