Prefeitura de Niterói RJ oferece auxílio a MEIs do setor da beleza
Benefício visa minimizar efeitos da pandemia para esses profissionais
Autor:
Publicado em:02/06/2020 às 09:00
Atualizado em:02/06/2020 às 09:00
Microempreendedores individuais (MEIs) de Niterói, no Rio de Janeiro, que atuem como cabeleireiros, profissionais de estética, de cuidados com a beleza e podólogos poderão receber um auxílio de R$1 mil da prefeitura. A medida visa a minimizar os impactos sociais e econômicos da pandemia do novo Coronavírus sofrido por esses profissionais.
O benefício será pago em parcela única, no dia 15 de junho. Para receber o auxílio, os MEIs deverão se cadastrar até o dia 10 de junho, no site da Secretaria Municipal de Fazenda.
“O apoio é importante para uma categoria que ficou prejudicada por conta das regras do isolamento social. São na sua maioria mulheres chefes de família. Cuidam dos filhos, netos e tomam conta dos mais velhos. O auxílio chega em um momento muito importante”, ressaltou a secretária de Fazenda de Niterói, Giovanna Victer.
Os microempreendedores não precisam ter alvará no município para ter acesso ao benefício. Porém, alguns pré-requisitos foram estabelecidos. Entre eles:
Não terem sido beneficiados por outros programas de auxílio financeiro mensal, aprovados por Leis Municipais;
Terem inscrição ativa no CNPJ;
Terem adquirido sua inscrição no CNPJ antes do dia 1º de março de 2020;
Não serem servidores públicos, ainda que aposentados, ou pensionistas;
Não serem sócios de sociedades empresárias ativas;
Não serem pessoas politicamente expostas ou evidenciar riqueza desproporcional ao rendimento máximo auferido por um microempreendedor individual.
Prefeitura de Niterói quer ajudar profissionais do setor que pararam
suas atividades durante a pandemia (Foto: Pixabay)
Sebrae oferece curso para orientar microempreendedores
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também atua prestando apoio ao Microempreendedor individual. A instituição está oferecendo um curso sobre acesso ao microcrédito consciente.
O intuito é orientar os MEIs sobre a real necessidade de financiamento. Além disso, os empreendedores têm acesso a dicas para aumentar suas chances de sucesso junto às instituições financeiras.
A formação é destinada aos Microempreendedores Individuais (MEI), empresários de micro e pequenas empresas e futuros empresários de qualquer ramo. O curso é on-line e tem duração de 15 dias. A carga horária diária é de três horas.
Os interessados no curso podem se inscrever, por meio do portal do Sebrae. Os MEIs ainda terão acesso a mais informações na central de relacionamento da instituição, pelo telefone (0800 570 0800) ou na central de Ajuda Cursos Online (61) 3771-2450.
Como em todos os cursos do Sebrae, o participante terá direito a um certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Para garantir o certificado, basta o empreendedor acessar o portal da instituição e emitir seu diploma.